24.7 C
Suva
sábado, 7 dezembro, 2024
24.7 C
Suva
sábado, 7 dezembro, 2024

Vídeo tubular: de ponta a ponta, Surfline mostra como foi a temporada 2024 na Indonésia

Na estação seca, o terral sopra de encontro às ondas na maioria dos picos, o que garante a perfeição tubular responsável pela fama do arquipélago como paraíso do  surf.

 

O site Surfline lançou um vídeo com uma cobertura extensiva da temporada na Indonésia, que acaba de se encerrar. Narrado pelo respeitado jornalista australiano especializado em surf, Nick Carroll, que também consta nos créditos como um dos diretores da produção, ao lado de Hannah Anderson, o vídeo conta com imagens das melhores ondulações da Estação Seca. É a época do ano em que os ventos alísios predominam, o que normalmente acontece entre os meses de abril e setembro. É o terral soprando de encontro às ondas na maioria dos picos que garante a perfeição tubular responsável pela fama do arquipélago como paraíso do  surf.

O espectador vai poder conferir performances de altíssimo nível de surfistas do calibre de Tonjo Darmaputra, Noa Deane, Jackson Dorian, Josh Kerr, Sierra Kerr, Barron Mamiya, Malakai Martinez, Sawyer Lindblad, Adi Bol Putra, Rafael de la Puente, Koa Rothman, Tommy Sobry, Usman Trioko, Rizal Tandjung, Tosh Tudor e Dylan Wilcoxen. Mas além da ação na água, o que torna o vídeo ainda mais interessante é o depoimento do lendário surfista balinês Rizal Tandjung sobre as transformações radicais pelas quais a ilha onde nasceu, e centro do surf na Indonésia, está passando. Rizal deixa um alerta, Bali continua sendo uma lugar especial como nenhum outro no planeta, mas o oceano ao seu redor precisa ser melhor cuidado, e cabe aos surfistas essa missão.

Destaque também para o meteorologista da equipe do Surfline, Hugh McDowell, explicando detalhadamente a origem das ondulações e o comportamento dos ventos durante a temporada, que teve momentos atípicos. O mar voltou em muitos picos ainda em setembro, muito mais cedo do que o esperado. Mas também houve uma surpresa no sentido contrário, com outubro virando para terra novamente e uma sequência de swells impressionante para fechar a estação seca com chave de ouro.

+Título mundial de surf feminino vai ser disputado por 24 competidoras a partir de 2026 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias