Em uma sessão pesada em Mavericks, Califórnia, em dezembro do ano passado, naquele que foi considerado um dos maiores swells dos últimos anos, a surfista local de São Francisco, Bianca Valenti, protagonizou um dos momentos mais tensos do dia ao sofrer uma vaca horrível em uma onda com cerca de 30 pés.
Depois de dropar atrás do pico, Bianca chegou rapidamente à base da onda, porém, foi surpreendida por um bowl, entrando de borda e sendo arremessada da pranca. Um segundo depois, ela olhou para cima e viu uma massa de água gigantesca caindo sobre ela.
+ Kanoa Igarashi investe na primeira piscina de ondas de Portugal
Bianca continuou a levar mais algumas bombas na cabeça antes que os jet skis conseguissem resgatá-la. Graças ao trabalho da equipe de segurança aquática de Mavericks, a situação não terminou em tragédia. Drake Stanley chegou até ela primeiro, mas só pôde assistir enquanto a surfista era engolida pela espuma. Então, seu parceiro de reboque, Jeff Kafka, a pegou antes que ela fosse para as rochas.
As imagens foram registradas pelos cinegrafistas Curt Meyers e Eric Nelson, que documentaram quase todas as sessões de Mavericks por mais de 30 anos, e publicadas no canal do YouTube Powerlines Productions (assista ao final da matéria).
“Assistir a tudo isso acontecer é intenso“, disse Drake. “Alguém como Bianca, mesmo que ela seja uma surfista incrível, também é uma amiga. Quando você vê sua amiga entrar nessas situações de risco extremo, você quer fazer tudo o que pode para chegar até ela. Mas ao mesmo tempo, você precisa se posicionar de forma que não precise ser resgatado também. Essa é a chave principal do que fazemos nessas situações.” Assista ao vídeo: