Publicidade:

Vídeo: orcas perseguem e matam filhote de baleia-cinzenta

Ataque foi filmado por drone de grupo que fazia observação de baleias na Califórnia. Baleia-cinzenta e seu filhote foram encurralados por grupo de 5 orcas

Por Redação HC

Um grupo de orcas cercou e matou um filhote de baleia-cinzenta no último dia 27/04 em Monterey Bay, Califórnia. O ataque foi filmado por um drone da Monterey Bay Whale Watch, instituto responsável pelo monitoramento de baleias da região.

De acordo com a bióloga Nancy Black, um grupo de viagem também estava presente no local para observar baleias e várias pessoas fizeram registros do ataque das orcas.

A batalha entre os animais durou aproximadamente quatro horas enquanto a mãe lutava para salvar seu filhote, que não resistiu ao ataque.

Veja também:
-“BALEIA ESPIÔ TREINADA PELA RÚSSIA É DESCOBERTA NA NORUEGA
-Bebê golfinho é sacrificado após lixo ser encontrado em seu estômago

Para o jornalista e biólogo Matt Walker, as orcas são exímias caçadoras de baleias, mas isso não significa que estas sejam passivas aos ataques: “ao sentir a aproximação das orcas, uma baleia mãe algumas vezes colocou o filhote a seu lado ou o levantou para fora da água usando a cabeça ou as nadadeiras. Ela também soltou enormes bolhas de ar para confundir os animais, ou investiu contra elas, golpeando-as com sua cauda e suas nadadeiras”, ressalta Matt em matéria sobre o duelo entre baleias e orcas.

Matt diz que o mais intrigante para a comunidade científica é a capacidade das baleias em recrutar outros de sua espécie para a defesa do filhote. Esses “acompanhantes”, como define o biólogo, batalham com seus predadores para manter a cria em segurança.

Ainda não se sabe se essas baleias acompanhantes têm ou não parentesco com os filhotes e, se não, por que se beneficiam ao defendê-los.

Mas, apesar dos esforços da mãe e dos acompanhantes, as orcas conseguem ter sucesso em seus ataques. A presença dos acompanhantes, no entanto, reduziu o número de mortes.

Confira a seguir o vídeo da CarterNews do momento em que as orcas atacam o filhote de baleia:

 

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias