Neste vídeo da AprimoreSurf, Leandro Dora – o Grilo – passa os detalhes técnicos necessários para reproduzir o cutback de frontside sem cometer erros comuns, como a perda de velocidade, enterrada de borda e outros.
O cutback é o movimento executado pelos surfistas para retornar à parte da onda que produz mais velocidade.
+ Melhore sua cavada de backside, com a AprimoreSurf
+ O que aprendi em uma semana de surf camp com Treko e Leandro Dora?
“O cutback é muito similar à rasgada, porém ele acaba alongando mais a rasgada, vai até a espuma, rebatendo na espuma,” explica Grilo.
Então, segundo o especialista, é muito importante, a partir de iniciar a rasgada, a curva em direção a espuma, manter o olhar bem na esquina entre a espuma e o lip. Isso guiará o movimento da sua prancha até a espuma, e você chegará no momento certo de bater na espuma.
“Você flexiona as pernas, quase que parado em cima da prancha, estica-se levemente até chegar à espuma, para quando chegar na espuma, você esteja esticado, e aí então, bate na espuma, flexiona as pernas e volta na manobra,” explica Grilo.
Ele conta que seria como uma batida de backside na espuma, esse é um detalhe importante, reforça Grilo.
“Trabalhar bem pêndulos, o pé da frente, a parte do dedão do pé do calcanhar, inclinando bem, para a prancha cravar a borda; o movimento dos braços guia a torsão do seu tronco e o direcionamento do seu olhar (aonde o lip se encontra com a espuma) para você chegar no lugar certo e fazer a batida novamente e concluir a manobra com velocidade para dar continuidade à onda.”
Confira:
O método desenvolvido por Leandro Dora te ajuda a aprimorar e evoluir teu surf em todos os detalhes técnicos.
Clique aqui e acesse o canal da AprimoreSurf no YouTube.