26 C
Papeete
segunda-feira, 15 julho, 2024
26 C
Papeete
segunda-feira, 15 julho, 2024

Victor Bernardo entuba no México em shapes alternativos

O título se refere também à quadriquilha assimétrica "Bom Dia", que tem sua funcionalidade demonstrada nos bons tubos à disposição.

O mais recente vídeo da Album Surfboards, no qual Victor Bernardo entuba no México em shapes alternativos, não foi batizado de Good Morning à toa. Ainda que as imagens sejam do brasileiro surfando feliz numa bela manhã mexicana, a referência é dupla. O título se refere também ao nome de um dos modelos de pranchas com formato diferenciado que tem sua funcionalidade demonstrada nos bons tubos à disposição. Trata-se da quadriquilha assimétrica “Bom Dia”, criada originalmente para Kelly Slater pelo shaper Matt Parker, mas aperfeiçoada por Victor, que hoje tem essa prancha como uma de seus preferidas, a que ele usa no dia a dia.    

Segundo a explicação que pode ser encontrada no site da Album, “a  Bom Dia combina o desempenho de uma prancha moderna com o remada e a velocidade de uma prancha alternativa. Com o outline estreito e rabeta assimétrica, ela troca de borda instantaneamente, mantendo a velocidade, tornando-a muito fácil de usar”. É isto exatamente o que pode ser comprovado ao se observar a performance de Victor Bernardo na prancha, nesse e em outros vídeos em que ele aparece surfando com a Bom Dia.  

Em Good Morning, Victor surfa em companhia de Alan Cleland, o mexicano especialista em tubos que irá representar seu país na Olimpíada de Paris 2024, a ser disputada em julho próximo nos canudos tenebrosos de Teahupo’o, no Taiti. Cleland esbanja segurança surfando no quintal de casa e Victor exalta a parceria.

No vídeo acima, o shaper Matt Parker, da Album Surfboards, explica que a prancha Bom Dia foi originalmente projetada para Kelly Slater surfar no STAB Electric Acid Surfboard Test, quando o modelo ainda era chamado de GOAT. Por problemas de agenda, Kelly acabou não fazendo o teste. Quando Victor Bernardo foi contratado pela Album, Matt aproveitou a oportunidade para refinar o design, que se tornou um dos preferidos do brasileiro.

A outra prancha alternativa usada por Victor é uma biquilha, que ele afirma ser muito boa em tubos também. Ao contrário da associação negativa que é feita entre biquilhas e ondas ocas, que presume que elas não agarram na parede da onda, ele afirma que essa prancha foi criada justamente com esse desafio em mente, o de permitir uma performance segura em condições exigentes, como as desse beach break tubular mexicano. 

+Victor Bernardo é destaque em novo vídeo da Album Surfboards

Que maravilha ter uma Good Morning surfando com uma Bom Dia. Pelo tamanho do sorriso exibido por Victor Bernardo nesse vídeo, essa combinação é mesmo perfeita.

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias