Bolinas Beach, localizada no condado de Marin, norte da Califórnia (EUA), foi interditada depois que um grande vazamento de esgoto foi detectado na região. O problema foi descoberto durante uma inspeção de rotina realizada por autoridades locais.
De acordo com a CBS News, os oficiais estavam verificando o local como parte de um pedido de licença quando encontraram áreas cobertas por uma substância branca e crustosa, além de líquidos escorrendo das encostas da região de Big Mesa. “Coletamos amostras de várias áreas onde vimos essa substância vazar e, após testes, os resultados mostraram altos níveis de bactérias associadas a resíduos humanos, como esgoto,” disse Laine Hendricks, diretora de comunicação do condado de Marin.
+ Disputas acirradas marcam o 1º dia do Corona Cero Dream Tour São Chico
Segundo as autoridades, o vazamento de esgoto foi identificado em dezenas de locais ao longo de cerca de 2,5 km da costa, sendo que a maior parte dos incidentes acontece durante a maré alta. Embora muitas das residências na área utilizem sistemas sépticos, a extensão do problema sugere que não se trata apenas de uma falha em um tanque séptico individual. “Estamos trazendo especialistas técnicos para nos ajudar a avaliar como realizar testes para descobrir a causa do problema,” acrescentou Hendricks.
A praia foi fechada para o público e para animais de estimação, e não há previsão de reabertura. As autoridades afirmam que a água encanada continua potável, mas recomendam que os moradores que utilizam poços testem a água como medida de precaução.
Apesar da gravidade da situação, alguns frequentadores da praia não parecem preocupados. Um surfista local, identificado como Mickey Murch, em entrevista ao The San Francisco Standard, minimizou o risco. “Eu realmente não sei muito sobre isso, só sei que o mar está bom e vazio,” disse Murch. “Eu surfo até nas maiores tempestades do inverno, quando os sistemas sépticos transbordam, então talvez eu tenha um bom sistema imunológico. Sou cético.”
Enquanto isso, as investigações continuam para determinar a causa exata do vazamento de esgoto e a extensão do impacto no meio ambiente.
Ver essa foto no Instagram