26 C
Papeete
domingo, 21 julho, 2024
26 C
Papeete
domingo, 21 julho, 2024

Vans Pipe Masters muda radicalmente de formato. Confira

Com formato diferente mas apoiado pela WSL e também pela revista australiana Stab, o Vans Pipe Masters será realizado entre os dias 8 e 20 de dezembro. A etapa, “herdeira” do QS Volcom Pipe Pro, que foi cancelada em 2020 devido à pandemia global, será totalmente reinventada neste ano.

Até agora, os juízes olhavam apenas para o tamanho e comprimento do tubo, praticamente excluindo o restante das manobras. Agora, nesta etapa, os surfistas também podem ser premiados por aéreos e outras manobras.

+ O melhor inverno de Pipeline dos últimos tempos?

Demasiado inovador para a catedral do surf? O objetivo, segundo organizadores, é que os atletas tentem manobras que jamais poderiam ser feitas em Pipeline.

Para cobrir as 60 vagas existentes (40 homens e 20 mulheres), a organização do Vans Pipe Masters vai convidar um grupo diversificado de surfistas. Metade deve ser surfista local e/ou havaiano, todos com idade superior a 16 anos, e contará com surfistas do CT, campeões mundiais e free surfers.

O formato da competição mudará radicalmente. Serão três rodadas preliminares: baterias de 4 pessoas, 30 minutos cada, sem perdedores (cada competidor fica 90 minutos com outros três surfistas na água). Cada bateria nas rodadas preliminares contará com dois surfistas do Havaí e dois “outsiders”.

As três melhores pontuações obtidas nas três etapas servirão para conhecer os surfistas que passam para a próxima fase, não importando qual bateria tenham disputado. Será feita uma classificação geral com as melhores pontuações, e os quatro melhores de cada categoria avançam para a fase final.

Uma das grandes novidades será que as prioridades não serão estabelecidas, terão de ser conquistadas. Claro, se um surfista interferir ou cair em cima de outro surfista, ele perderá metade de sua pontuação máxima de onda. A penalidade se aplica a um surfista durante todo o evento, mesmo que ele consiga sua melhor onda antes ou depois da interferência ser marcada. Ou seja: sua nota de pontuação mais alta em qualquer ponto da competição será reduzida pela metade a partir do momento em que a interferência for aplicada.

Os prêmios serão suculentos. Os vencedores do evento em cada categoria (masculino e feminino) levarão para casa $100.000 cada, o segundo $60.000, o terceiro $35.000 e o quarto $15.000, dinheiro suficiente para incentivar qualquer um a participar.

Mais em www.vanspipemasters.com.

2022 Vans Pipe Masters | Vans Triple Crown of Surfing

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias