26 C
Papeete
quinta-feira, 23 maio, 2024
26 C
Papeete
quinta-feira, 23 maio, 2024

Tubarão-tigre espanta o crowd em Bali

Apesar (ou talvez por isso mesmo) da abundante vida marinha em Bali, Indonésia, desde 1990, ocorreram apenas cinco ataques de tubarão na região, a maioria deles em Uluwatu. No entanto, a construção de um complexo residencial de 120 apartamentos na área tem gerado controvérsias, com 3.227 pessoas já assinando uma petição contrária ao projeto.

Ataques de tubarão em Bali não costumam ser motivo de preocupação para os surfistas. Essa tem sido a mentalidade de Varum Tandjung, filho do icônico surfista indonésio Rizal Tandjung, que afirmou: “Nunca penso em tubarões quando estou surfando em Bali“. No entanto, uma experiência recente mudou definitivamente sua perspectiva.

+ Tops ganham nova folga em Saquarema; assista ao vídeo do free surf

Varum estava surfando na direita de Nyang Nyang quando, após uma hora de uma sessão tranquila, foi surpreendido por um movimento inesperado ao seu lado. Um tubarão-tigre estava atacando um dugongo, uma espécie de mamífero marinho semelhante ao peixe-boi brasileiro, a poucos metros do surfista.

A espécie, considerada bastante agressiva, é a mesma do tubarão que atacou um turista no Egito, no início do mês. Varum descreveu o tubarão como “extremamente agressivo” e explicou que a água estava ficando cada vez mais agitada e se aproximando da área de surfe. Essa foi a primeira vez que Varum teve um encontro com um tubarão em Bali. “Nunca vi algo assim“, relatou.

Apesar do encontro assustador, nenhum surfista se feriu e todos conseguiram retornar em segurança à praia. No entanto, esse incidente aumentou a preocupação sobre a segurança dos surfistas em áreas propensas a ataques de tubarão em Bali. A petição em oposição à construção do complexo residencial em Uluwatu, que supostamente estaria alterando o equilíbrio da vida marinha local, que já conta com milhares de assinaturas, reflete o receio das pessoas em relação a possíveis riscos.

Autoridades locais e grupos de conservação marinha estão avaliando a situação e discutindo medidas para mitigar os riscos de ataques de tubarão em Bali. A segurança dos surfistas e a preservação do ecossistema marinho são questões prioritárias nesse debate em curso.

Enquanto isso, Varum Tandjung, cuja perspectiva foi profundamente alterada pelo encontro com o tubarão, continua a praticar seu esporte favorito, porém, agora com uma consciência renovada sobre os perigos que podem surgir nas águas de Bali.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias