Certamente a presença de um tubarão em Fernando de Noronha não é exatamente um fato novo.
De fato, existem diversas espécies de tubarões na ilha, sendo os mais comuns o tubarão-lixa, o tubarão-cabeça-de-cesto e o tubarão-limão.
Um indivíduo desta última, contudo, ganhou notoriedade nacional no último domingo (27) ao ser flagrado “surfando” na Cacimba do Padre.
Conforme apuração do G1, a enfermeira Dandara Matias Guedes, que mora na ilha e atua na Superintendência de Saúde no combate à Covid-19, estava na praia no momento em que percebeu a aproximação do tubarão na onda e fez o registro fotográfico.
A foto virou manchete nos principais sites de notícia do país.
“Eu gosto de fotografar, sempre que é possível, nas minhas folgas. Estive na Cacimba do Padre e vi cinco tubarões numa região com muitas sardinhas. Preparei a máquina, fiz uma série de fotos e consegui o registro. Adorei o resultado”, revelou.
Dandara estimou que o tubarão teria mais de um metro e meio de comprimento, e que ele estava em uma área com muitas sardinhas.
Sobre o “surfe” do tubarão em Fernando de Noronha, o especialista em tubarões, engenheiro de pesca Léo Veras, deu a seguinte explicação ao G1:
“Tubarões não surfam, como fazem os golfinhos. Eles permanecem na região até poucos segundos antes de a onda quebrar”, esclareceu.
Contudo, mesmo não sendo os tubarões “surfistas” genuínos, como são os golfinhos, a imagem feita por Danara é, de fato, incrível”.
Foto: Dandara Mª Matias Guedes