Uma baleia surpreendeu um grupo de canoístas para “pedir” ajuda para se livrar de um corda de pesca enroscada em seu corpo, numa praia de Queensland, Austrália. O caso aconteceu na quarta-feira (13) e parte da situação foi filmada – acima – por uma das mulheres do grupo.
No começo do vídeo, é possível perceber a abordagem da baleia jubarte de aproximadamente 8 metros de comprimento, que se aproxima mais que o normal dos canoístas.
Quando o animal novamente chega perto, depois de seguir o grupo por alguns minutos, da pra ver que há uma corda amarrada em uma de suas nadadeiras, dificultando a mobilidade do animal.
Tyron van Santen, o guia responsável pelo grupo, percebe a situação e salta do caiaque e em direção ao animal para ajudá-lo. Tyron então corta a corda – o animal fica parado do início ao fim do procedimento – só que percebe que ela termina na boca do animal. Pelo que tudo indica, ela engoliu algum lixo despejado no oceano por alguma embarcação. A essa altura, o guia percebe que já não pode fazer mais nada pelo animal.
“Realmente parecia que a baleia estava pedindo por ajuda. Fiquei maravilhado com a habilidade do animal em tentar se comunicar com a gente. Fiz o melhor que pude. Espero que ela esteja bem e que consiga a ajuda que precisa” contou Tyron.
Quando chegaram em terra firme, os remadores acionaram o Departamento do Meio Ambiente e Proteção ao Patrimônio, que mais tarde falaram sobre a impossibilidade de ajudar o animal.
“Isso se deve por conta dos riscos de machucar a equipe e as chances remotas de sucesso ao localizar o animal”, contou o assessor do órgão australiano à ABC australiana. “Essa situação serve de exemplo para pescadores e outros marinheiros para se conscientizarem acerca do uso dos equipamentos e o impacto que pode haver nas baleias e nas outras formas de vida marinha.”