Três mulheres surfistas estão figurando entre os top 50 do ranking da Nielsons Sports. Mas o que isso significa?
Com efeito, trata-se de um ranking organizado pela Nielsons Sports baseado no potencial de marketing e comercialização de um atleta.
Chamada de “Influencer Selection and Measurement Framework”, a metodologia baseia-se em grandes quantidades de dados de redes social para gerar uma “Pontuação de Influenciador do Atleta” compreendendo quatro pontos-chave de dados: relevância, alcance, retorno e ressonância.
Dessa forma, para acompanhar com precisão a eficácia da campanha social, a estrutura incorpora uma gama de KPI’s de desempenho.
Ou seja, ferramentas que avaliam temas como seguidores, envolvimento de conteúdo, crescimento da base de fãs ao longo do tempo, valor dos meios de comunicação social e o desempenho de conteúdo de marca versus conteúdo orgânico.
Para esta lista, as contas do Instagram de mais de 6.000 atletas de 21 modalidades esportivas foram seguidas nos últimos 12 meses.
Este ano, as três mulheres surfistas entre os top 50 do ranking da Nielsons Sports são:
Kelia Moniz, atleta do Longboard Tour, Bethany Hamilton, atleta na Qualifying Series, e Carissa Moore, 4 x campeã mundial de surf.
Elas ocupam, respetivamente, o 38º, 40º e 41º lugar na lista que tem o jogador de futebol Lionel Messi na primeira colocação.
Certamente é a prova de que o surf tornou-se um esporte de referência e figura entre as modalidades mais populares do mundo.
Para ver a lista completa da Nielsons Sports clique aqui.
Capa: Bethany Hamilton na piscina de ondas do Surf Ranch. Foto: WSL