Uma das maiores críticas que se faz ao ambiente do surf profissional hoje em dia, principalmente quando falamos de World Surf League, é sobre a padronização dos discursos e as limitações geralmente impostas a opiniões ou declarações que fujam muito de um script competitivo, atlético, desportivo etc etc.

Mesmo os pros que não fazem parte do circuito parecem moldar-se a uma certa expectativa que se tem sobre eles. Provavelmente uma opinião mercadológica, que vai dizer o que é um bom exemplo e o que é um mau exemplo. O ambiente alternativo, de descontração, que era característico do estilo de vida do surf parece ter dado lugar a essa mecanização dos discursos.

Bem, nem tudo está perdido (ou mudado, no caso). É nesse contexto que um vídeo de Mason Ho, com certeza um dos maiores expoentes do surf atual, falando para uma câmera, aparentemente sob efeito de ervas mágicas e totalmente desinibido, sobre como seria a sua onda dos sonhos, em uma completa viagem livre de três minutos de duração, é uma das melhores coisas que você vai ver hoje.

Na verdade, essa é segunda melhor coisa que você vai ver hoje. A primeira é este outro vídeo aqui embaixo. A banda norte-americana FIDLAR gravou uma música, My Dream Wave, por cima da voz de Mason Ho descrevendo sua onda dos sonhos.

Pra completar, o clipe da música foi feito com uma animação, tentando reproduzir com os mais diversos desenhos e colagens a brisa do jovem Ho. Pode não ser a MELHOR coisa que você vai ver hoje. Mas certamente é a mais louca. Dá o play: