Três marinheiros da Micronésia ilhados no Pacífico foram encontrados vivos e a salvo após uma equipe de resgate ver o “SOS” gigante na areia da praia.
Aeronaves militares australianas e americanas encontraram os homens na pequena ilha de Pikelot, quase 200 km a oeste de onde partiram.
Vídeo: Guardian News
As equipes de resgate disseram que os homens estavam “em boas condições” e sem ferimentos significativos.
Os homens estavam desaparecidos há três dias após o esquife de sete metros ficar sem combustível e desviar-se do curso.
Autoridades do território norte-americano de Guam deram o alarme no sábado, após os homens não completarem a viagem de 42 km de Poluwat aos atóis de Pulap.
LEIA TAMBÉM: Em swell épico em Narrabeen, grom local pega a bomba do inverno
LEIA TAMBÉM: Mason Ho lança tributo a Uncle D
No domingo, um helicóptero de Canberra avistou o gigante SOS, perto de um pequeno abrigo improvisado na praia, e aterrissou na pequena ilha para verificar a condição dos homens e dar-lhes comida e água.
“Estou orgulhoso do profissionalismo de todos. Cumprimos com nossa obrigação de contribuir para a segurança da vida no mar”, disse o comandante de Canberra, capitão Terry Morrison.
Um navio de patrulha da Micronésia navega para a ilha para pegar os homens.
Os Estados Federados da Micronésia, no Pacífico ocidental, reúnem mais de 600 pequenas ilhas espalhadas por uma vasta extensão do oceano.
A ilha desabitada de Pikelot, com menos de meio quilômetro de comprimento, é um atol de coral baixo, densamente arborizado e lar de um viveiro de pássaros e de ninhos de tartarugas.