25 C
Papeete
sábado, 13 julho, 2024
25 C
Papeete
sábado, 13 julho, 2024

Tradicional pico do surf gaúcho, Píer de Atlântida desaba

Símbolo de um dos principais picos de surf do Rio Grande do Sul, a plataforma marítima de Atlântida, também conhecida como Píer de Atlântida, em Xangri-Lá, cedeu e desabou na madrugada deste domingo (15).

De acordo com reportagem do portal G1, a estrutura da plataforma já estava comprometida há pelo menos dois anos, e negociações para reparos do local entre a administração municipal e a Associação dos Usuários da Plataforma Marítima da Atlântida (Asuplama), órgão independente responsável pela manutenção do local, estavam em andamento. A área da plataforma foi interditada pela associação na sexta após passar por uma inspeção.

Nós identificamos a rachadura em algumas muretas, é um sinal que a gente está sempre acompanhando. Mobilizamos uma avaliação técnica. Um engenheiro veio aqui e olhou, manifestou necessidade de fazer uma inspeção. Na sexta-feira (13) ele já estava aqui com a equipe pra fazer a contenção do processo de deterioração. Infelizmente não foi possível conter o avanço do processo de destrutivo que estava acontecendo ali”, explica o presidente da Asuplama, Jose Luis Rabadan, à reportagem do G1.

+ Surf entre amigos em Rocky Point, com John John Florence e Jack Johnson

Fundada em 1975 para atender a uma demanda de pescadores, a plataforma avança por cerca de 280m sobre o mar. Contudo, sua estrutura também forma ótimas bancadas para a formação de ondas, que tornaram o Píer de Atlântida um dos points de surf mais famosos do Rio Grande do Sul.

Após o desmoronamento, a prefeitura pede que surfistas tenham cuidado ao entrar na água perto da estrutura. Uma manifestação pacífica em frente ao local, organizada pelo fotógrafo David Castro, foi realizada no domingo com presença de surfistas, pescadores e populares.

O píer tem solução sim, ainda há o que fazer, se mexam! A associação de pesca (assuplama) está pronta para passar a plataforma para a prefeitura! (Há um bom tempo). E chega de procurar os culpados e vamos em busca da solução! Estamos todos juntos nessa! Não queremos ser inimigos de ninguém e sim unir forças!”, escreveu o fotógrafo em seu perfil no Instagram.

Fonte: G1

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias