Tatiana Weston-Webb se classificou para a semifinal da Olimpíada de 2024 após derrotar a espanhola Nadia Erostarbe nas quartas de final, em Teahupo’o.
Surfando com muita confiança, a brasileira mostrou superioridade desde o começo do confronto, botando pressão em sua adversária e buscando ondas mesmo quando não tinha prioridade. Apostando em manobras de borda Tati abriu o placar com notas 3.33 e 3.60.
Já Nadia foi mais cautelosa e, durante os 20 primeiros minutos, só ameaçou surfar duas ondas e desistiu, ficando praticamente sem nota. A primeira pontuação significativa dela foi 2.77.
+ Gabriel Medina vence Chumbinho e está nas semifinais
Depois disso, Tati ficou com a prioridade e rapidamente conseguiu aumentar a pontuação, com uma onda que lhe rendeu 4.50.
A espanhola tentou responder e até conseguiu surfar uma boa onda, mas a nota 3.57 não foi suficiente para ela avançar. Quando teve outra chance, a espanhola errou e caiu.
Dessa forma Tati venceu com somatória de 8.10 contra 6.34. Na semifinal irá enfrentar Brisa Henessy, da Costa Rica, que derrotou a brasileira Luana Silva na outra disputa das quartas de final.
Luana Silva pára nas quartas de final
Luana não teve um bom início de bateria e nos primeiros 10 minutos Brisa Hennesy foi a única a pegar uma onda significativa. A brasileira manteve a prioridade, mas fez uma escolha ruim quando decidiu usá-la. Apesar disso, Hennesy também não aproveitou a oportunidade e escolheu uma onda sem potencial. Luana optou por esperar uma boa onda, que não apareceu. Hennesy conseguiu uma nota de 3.17 ao dropar uma onda pesada. Com 11 minutos restantes, Luana Silva trocou de prancha, precisando de 4.93 para virar o placar.
Depois de trocar a prancha, Luana conseguiu sua primeira nota relevante, um 2.23. Em seguida ela veio para uma onda de duas ótimas manobras, não completou por pouco e anotou e anotou 2.57 no somatório. Nesse meio tempo, Brisa Hennessy conseguiu 3.20 em uma onda também de duas manobras. Apesar da vantagem da costarriquenha, a bateria ficou em aberto até a reta final. Faltando cinco minutos para o fim, o placar estava 6.37 a 4.80 para Brisa.
Nos minutos finais da bateria a brasileira buscou a virada, mas fez apenas 2.90 e não conseguiu assumir a liderança para avançar para a próxima fase. Com o resultado, Brisa Hennessy será a adversária da Tatiana Weston-Webb nas semifinais.
Do outro lado da chave, a americana Caroline Marks, que foi semifinalista na Olimpíada de Tóquio, venceu o primeiro duelo, contra Tyler Wright. Já a americana Carissa Moore, atual campeã olímpica, foi surpreendida pela francesa Johanne Defay que agora irá enfrentar Marks por uma vaga na final.
Além de Tatiana, o Brasil também terá Gabriel Medina nas semifinais que irá enfrentar Jack Robinson, atual número três do Circuito Mundial.
Uma nova chamada será feita na sexta-feira, às 13h do horário de Brasília, contudo, a previsão indica condições melhores de ondas a partir de sábado.
O cronograma completo com o horário local e baterias pode ser conferido no site da Federação Internacional de Surf. A competição pode ser acompanhada no na televisão pelo canal Sportv e, em flashes, na Tv Globo. A CazéTV está transmitindo as disputas de surf ao vivo através de seu canal no YouTube.