As ondas não serão as mesmas dos últimos finais de semana, mas vale a queda mesmo com vento e água gelada, para depois tomar aquele quentão ardido das tradicionais festas juninas e comemorar o Dia de São João (celebrado nesta sexta-feira, dia 24 de junho).

Segundo a equipe de forecasters do broou, a circulação atmosférica de alta pressão sobre a região Sudeste gera ventos no oceano com direção predominante nordeste, condição não tão boas para a região. Então, espere ondas com direção entre leste e sudeste, períodos baixos e altura na casa do meio metro. A dica para o litoral paulista, por exemplo, é procurar praias onde a ondulação de leste funciona melhor. Na região Sul, picos de meio metrão.

CONFIRA A PREVISÃO PARA A REGIÃO SUDESTE

Sexta-feira (24/06/2016): Ondas entre 0.4 e 1.0 metros, períodos entre 9 e 7 segundos e direção entre sudeste e leste. Ventos soprando de sul com até 20 km/h. Formação entre regular e ruim. Ainda tem uma valinha.

Sábado (25/06/2016): Ondas entre 0.3 e 0.6 metro, períodos de 6 segundos e direção sul. Ventos de sudoeste com até 10 km/h. Formação ruim. SUP day.

Domingo (26/06/2016): Um pouco melhor em relação ao sábado, com ondas entre 0.3 e 0.6 metro, períodos de 8 segundos e direção sul. Ventos entre noroeste a sudeste com até 10 km/h. Formação regular. Tem umas ondinhas.

A PREVISÃO PARA A REGIÃO SUL

Sexta-feira (24/06/2016): As ondas com altura entre 0.6 e 0.8 metro, direção leste e período de 8 segundos. Ventos de sul no período da manhã com velocidades de até 10 km/h,  virando para nordeste à tarde e com até 20 km/h. Formação regular, porem sem muita intensidade. Vale a caída !

Sábado (25/06/2016): Ligeira melhora nas condições. As ondas podem chegar até 1 metro nas melhores séries, a direção segue de leste e o período fica em 8 segundos. Ventos  predominantes de nordeste com até 20 km/h. Formação regular. Deve rolar um surfe, bro.

Domingo (26/06/2016): Condições até um pouco melhores em relação ao sábado. Ondas com alturas entre 0.4 e 1.0 metro, direção leste e período de 8 segundos. Ventos de nordeste com até 45 km/h na porção mais sul da região. Formação regular. Enfrente o frio e vá pra o mar !

REGIÕES NORDESTE E NORTE

Praticamente toda a costa do nordeste é atingida por ventos de sudeste, o que gera uma ondulação entre leste e sudeste com ondas de baixo período e alturas entre 0.5 e 1.0 metro. Na parte norte da região, as tradicionais ondas de nordeste ficam mais alinhadas na direção leste nesse final de semana, respondendo ao regime de circulação atmosférica. No domingo, na parte sul da região, as ondas se alinham mais na direção sudeste, o que deve melhorar as condições de surfe.

No Norte, com os ventos de leste, temos também ondas de leste com alturas de no máximo meio metro e períodos muito baixos entre 4 e 6 segundos. Não são condições nem um pouco ideais para o surfe e infelizmente elas persistem por todo o final de semana. O kite surf pode uma boa pedida.

+ Veja a previsão de seus picos favoritos no app, baixe de graça o #broou AQUI e dê o seu report do pico.