Sempre ao fim da temporada de surfe, os surfistas locais de Fernando de Noronha têm mais uma oportunidade de deslizar sobre as ondas do emblemático “Havaí Brasileiro”.

Essa oportunidade surge geralmente no mês de agosto (conhecido como “Swell de Agosto”), porém, desta vez ele apareceu no começo do mês de Setembro, depois da lua cheia.

Além disso, foi com uma boa intensidade que a ondulação de sudeste chegou na sexta-feira (04/09) na praia da Quixabinha.

Swell em Fernando de Noronha

Patrick Tamberg atacando o lip de Quixabinha. Foto: Denis Cavalheiro

Assim, com ondas da série chegando a um metrão, os surfistas locais puderam saciar a vontade de dropar a série no mar de dentro.

Isso porque desde o fim da temporada eles estavam surfando no mar de fora, na praia da Caieiras, em condições surfáveis, mas com muito vento.

Os surfistas que chegaram na Quixabinha pela manhã na meia-maré secando encontraram a melhor condição do swell.

Swell em Fernando de Noronha

Buday Santos no caminho da felicidade. Foto: Denis Cavalheiro

As ondas, mesmo que um pouco demoradas, vinham com tamanho e os gritos dos poucos que estavam na areia (devido à pandemia) quando se avistava a série era notável.

Swell em Fernando de Noronha

Uka Dantas acelerando, com a série ao fundo. Foto: Denis Cavalheiro

Foram boas ondas, mas não tão perfeitas quanto antigamente, muitos surfistas das antigas relatam que a perfeição desse swell era coisa de outro mundo.

Por isso estaremos sempre acompanhando o lendário “Swell Fora de Época” aqui de Fernando de Noronha.

Por Denis Cavalheiro