A primeira etapa do Campeonato Paranaense de Longboard, que acontecia neste domingo (28), em Matinhos, no litoral do Paraná, foi cancelada pela suspeita de que havia um tubarão na água. Organizado pela Associação Paranaense de Longboard, com supervisão da Federação Paranaense de Surf (FPS), o evento, que contava com a participação de aproximadamente 50 surfistas, foi adiado para o dia 31 de julho. Ninguém se feriu.
O locutor oficial da FPS, Alessandro do Rosário, mais conhecido como Aranha, contou que o animal foi avistado por volta das 13h, na retomada das baterias após a pausa para o almoço. A organização percebeu que um atleta fez movimentos diferentes durante a remada para pegar onda. No começo, acreditaram se tratar de um aviso sobre irregularidades cometidas por algum dos adversários, até que todos os surfistas saíram do mar e disseram ter visto um tubarão de aproximadamente dois metros.
“Alguns participantes até queriam continuar com a competição, mas de imediato os organizadores decidiram cancelar, pois alguém poderia se ferir. A gente prioriza a integridade física dos atletas”, afirmou Aranha. “Eu sei a diferença entre um boto e um tubarão e deu para visualizar que era um tubarão”, disse o locutor.
Segundo Aranha, a organização chegou a acionar o Corpo de Bombeiros, mas foi comunicada de que o animal provavelmente se tratava de um boto à procura de tainhas. “Eu trabalho há 25 anos aqui na praia e nunca vi ou atendi um caso de ataque de tubarão. O que temos muito aqui nessa época são botos, que dentro da água é (sic) parecido com tubarão e pode ser confundido”, relatou o Cabo Wittitz à RPC.