23.8 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 29 fevereiro, 2024
23.8 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 29 fevereiro, 2024

Surfrider Foundation enfrenta bilionário Elon Musk na justiça

A Surfrider Foundation, uma ONG dedicada à proteção dos oceanos e litorais, entrou com uma ação judicial contra a Administração Federal de Aviação e o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos. A nova acusação, anexada ao processo original aberto em maio de 2023, aponta preocupações com os danos ambientais e o limitado acesso à praia de Boca Chica, no Texas, causados pelas atividades da SpaceX, empresa de exploração espacial do bilionário Elon Musk.

O foco da ação está no licenciamento concedido à SpaceX para o lançamento do foguete Starship Super Heavy. A Surfrider argumenta que a construção da infraestrutura da empresa restringiu o acesso público à praia de Boca Chica, pico popular entre surfistas devido às ondas geradas por tempestades no Golfo do México. Além disso, a organização alega que os testes de foguetes da SpaceX causaram danos ambientais significativos ao habitat de espécies protegidas por leis federais, incluindo uma explosão em abril de 2023 que ejetou concreto e metal em uma área sensível de 385 acres, queimando 3 acres de vegetação dunar crítica.

“O teste de lançamento em abril resultou em um enorme campo de detritos que se estendeu até o Golfo do México, e os dois lançamentos de teste mais recentes terminaram com a desintegração rápida e não programada dos veículos de lançamento e impactos não controlados”, explicou Sarah Damron, gerente regional sênior da Surfrider para a região Sudeste, Texas e Grandes Lagos. “A Surfrider também tem preocupações contínuas de que as operações frequentemente bloqueiam o acesso público à praia de Boca Chica e à única estrada que leva até ela, a Highway 4. Isso afeta visitantes e moradores locais, incluindo comunidades latinas, indígenas e de baixa renda.”

A ação judicial foi movida pela Surfrider Foundation em conjunto com as ONG’s Center for Biological Diversity, American Bird Conservancy, Save RGV e a Carrizo/Comecrudo Nation of Texas, Inc – todas elas de proteção ambiental.

Boca Chica está localizada ao sul da Ilha South Padre, no Texas, perto da fronteira com o México, e abriga não apenas ondas perfeitas, mas também diversas áreas de vida selvagem protegidas, como o Refúgio de Vida Selvagem de Boca Chica, o Parque Estadual de Boca Chica e a Área de Manejo de Vida Selvagem de Las Palomas.

Os desdobramentos dessa disputa transcendem o cenário norte-americano e levantam questões importantes sobre o equilíbrio entre o avanço tecnológico e a preservação do patrimônio natural.

+ WSL anuncia calendário do Challenger Series 2024

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias