26.2 C
Hale‘iwa
domingo, 28 abril, 2024
26.2 C
Hale‘iwa
domingo, 28 abril, 2024

Mulheres podem contar com biquínis e maiôs com tecnologia absorvente

A partir do dia 16 de janeiro, surfistas mulheres podem contar com biquínis e maiôs com tecnologia absorvente para fluxos menstruais.

As peças são fruto da parceria da Rip Curl com a Pantys, primeira marca de calcinhas absorventes da América Latina, que se uniram em collab especial, e serão vendidas nos sites e lojas físicas de ambas as marcas.

+ Sexismo no surf: dropando a Rainha em mar revolto

O propósito da união, é apresentar às mulheres que surfam, opções sustentáveis e confortáveis para que elas não precisem se preocupar durante os dias que estão menstruadas, oferecendo assim conforto, segurança e saúde.

As marcas também chamam atenção para a conscientização ambiental. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Stirling, na Escócia, e publicada pela revista Marine Pollution Bulletin, revelou-se que lenços umedecidos, cotonetes, e absorventes menstruais encontrados em praias estão servindo de hospedagem para o desenvolvimento de bactérias nocivas à saúde humana, com consequências negativas e inevitáveis ​​também para o meio ambiente, paisagem da praia, turismo, saúde e economias costeiras locais.

Sophia Medina, de 17 anos, atual campeã sul-americana da World Surf League, irmã do tricampeão mundial Gabriel Medina, que faz parte da equipe de atletas de elite da Rip Curl, conta que “o surf feminino está tomando um lugar muito importante no Brasil e no mundo. Poder ter como aliado um produto menstrual confortável que não me impeça de praticar o esporte durante os meus ciclos é incrível. Estou muito feliz com essa união e tenho certeza que a novidade vai auxiliar milhares de mulheres, além de claro, cuidar dos mares e do planeta”.

Pesquisas indicam que absorventes descartáveis levam em média 400 anos para se decompor, pois são feitos de polipropileno ou polietileno fino, usado para conter vazamentos, e adesivos termoplásticos, que permitem que o produto fique preso às roupas íntimas.

“Usando a tecnologia absorvente, em dois anos é possível reduzir até 400 absorventes descartáveis, que equivalem a R$400 e 4kg de lixo. As vantagens não param por aí! O lançamento também possui etiqueta de carbono neutro, assumindo compromisso de medir, reduzir e compensar todas as emissões de carbono que produz até o descarte da peça”, explica Maria Eduarda Camargo, sócia fundadora da Pantys.

“A collab trará conforto, segurança e sustentabilidade para mulheres que surfam e também para as que querem curtir um dia de sol e de esportes sem se preocupar com a menstruação. A sustentabilidade na moda precisa ser discutida dia a dia e produtos com a tecnologia absorvente precisam estar inseridos em todos os ambientes, transformando a rotina menstrual em um momento livre de tabus e desconfortos. O mercado do surfwear não conhecia essa alternativa e estamos felizes em poder trazer a nossa tecnologia para as peças da A Rip Curl”, conta Emily Ewell, também sócia fundadora da Pantys.

Disponível nos tamanhos PP, M, G e GG E XGG, a collab está sendo estudada e desenhada há um ano e trará tecidos biodegradáveis e estampa exclusiva.

“Rip Curl e Pantys têm muitos valores em comum e por isso já consideramos essa parceria um sucesso. Conversamos diretamente com o universo feminino e entendemos as necessidades de nossas atletas e consumidoras que amam praia e não querem estar limitadas ou constrangidas por estarem em seus períodos. O lançamento trará liberdade, bem-estar e modelagens adequadas para diversos corpos, idades e situações. Não queremos que nenhuma mulher se restrinja a viver seu “The Search”, conta Fernanda Amorim, coordenadora de produtos da Rip Curl Brasil.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias