26 C
Papeete
segunda-feira, 15 julho, 2024
26 C
Papeete
segunda-feira, 15 julho, 2024

Surfistas de São Paulo pedem a saída de presidente da SPSurf

No último fim de semana, uma ação conjunta no Instagram, envolvendo vários surfistas de São Paulo, encheu a rede social com uma mensagem de protesto contra a Federação Paulista de Surf – SPSurf e pedindo a saída de seu presidente, Zé Paulo.

“O surf das categorias de base e profissional no estado de São Paulo está de luto. Queremos respeito. SPSurf, respeite os atletas, respeite a família, respeite o profissional, respeite o surf. Fora Zé Paulo”, diz a postagem acompanhada pela hashtag #juntossomosmaisfortes .

A falta de eventos nacionais relevantes no litoral de São Paulo é apontada como a causa dos protestos. Os atletas de São Paulo apontam como motivo a inimizade entre Zé Paulo e Teco Padaratz, presidente da CBSurf. Motivo pelo qual a confederação brasileira não consegue penetração no estado para realizar eventos nacionais, como Dream Tour ou a Taça Brasil.

Uma insatisfação geral. A gente conversou com a CBSurf (Confederação Brasileira), e o que foi falado é que o motivo por não ter eventos em SP, é por conta do Zé Paulo, que há um desavença com o Teco Padaratz. Tentamos marcar uma reunião e não houve resposta da parte dele”, declarou um atleta de Maresias, em São Sebastião, ouvido pelo portal Surf 360º. Segundo esse mesmo surfista, o Circuito Paulista Profissional está “abandonado”, sem etapas previstas.

A desavença entre as entidades é real e, inclusive, motivou uma declaração oficial da CBSurf, em 2022, para justificar a falta de eventos nacionais de grande porte em São Paulo por falta de interesse da SPSurf (veja nota aqui).

Apesar da insatisfação como os surfistas profissionais, a SPSurf confirmou a realização do ‘Hang Loose Surf Attack’, circuito de base mais forte e tradicional do país, este ano. NO entanto, de acordo com os atletas, esse tour só não se espalha ainda mais por outras cidades, porque Zé Paulo é brigado e questionado por diversas associações.

Em nota publicada pelo Surf 360º, a SPSurf declarou que “a Seleção de Surf de Base do Estado de São Paulo é a mais premiada em títulos por equipes no cenário nacional”… que “o objetivo é direcionar esses incentivos para contemplar ainda mais as categorias de base, promover o profissional, e continuar investindo no futuro”.

A nota é concluída com a afirmação de que a entidade “reafirma seu compromisso com o desenvolvimento e crescimento do surf em todas as suas categorias”… e que vai continuar trabalhando “para proporcionar as melhores condições para nossos atletas, promovendo eventos de alto nível para garantir que o estado de São Paulo mantenha sua posição de destaque no surf brasileiro”.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias