25 C
Papeete
sábado, 13 julho, 2024
25 C
Papeete
sábado, 13 julho, 2024

Surfistas da Islândia pedem apoio contra destruição de uma das melhores ondas do país

Uma onda de nível mundial na Islândia, conhecida como Thorli, está ameaçada por um projeto de expansão do porto local. O projeto, que inclui a construção de um novo quebra-mar e de um parque industrial, pode danificar a onda e torná-la menos atraente para os surfistas.

Os surfistas islandeses estão lutando para salvar a onda, e criaram uma petição para buscar apoio de surfistas de todo o mundo. A petição pode ser assinada aqui.

Por que nos importarmos com uma onda tão distante?

Pode parecer exagero nós aqui do Brasil nos preocuparmos com uma onda na Islândia, um país tão distante e difícil de acessar. Mas o que vale aqui é o princípio e o espírito de comunidade.

Os surfistas são uma comunidade global, e todos nós nos importamos com as ondas que amamos. Thorli é uma onda única e especial, e seria uma tragédia se ela fosse destruída.

Além disso, nunca se sabe se um dia não teremos a chance de ir surfar lá. O mundo está cada vez mais conectado, e as viagens estão cada vez mais acessíveis. Talvez um dia Thorli esteja na sua lista de ondas para surfar.

O que podemos fazer para ajudar?

A melhor maneira de ajudar é assinando a petição e divulgando a campanha nas redes sociais. Você também pode acompanhar o trabalho da Icelandic Surfing Association, que está liderando a luta para salvar Thorli.

Mais informações sobre o projeto

O projeto de expansão do porto de Þorlákshöfn foi idealizado pelo prefeito da municipalidade com o objetivo de atrair navios de carga que atualmente atracam em Reykjavik e Keflavik, que ficam a meio dia de navegação de Þorlákshöfn.

Nos últimos dez anos, a expansão do porto tem sido gradual, mas agora o município planeja mudanças de grande impacto.

O projeto inclui a construção de um novo quebra-mar, a dragagem do porto interno e a criação de uma área industrial em terra recuperada.

Os surfistas islandeses estão preocupados com as consequências do projeto no surf da região, pois a dragagem do porto interno pode causar a erosão da praia e a construção do quebra-mar pode alterar o padrão das ondas.

A comunidade de surfistas, com a ajuda do também surfista e engenheiro costeiro Simon Brandi Mortensen, propôs alternativas para reduzir o impacto do projeto de expansão do porto na onda Thorli.

“Segundo os planos atuais”, diz Simon, “não é necessário ser um engenheiro costeiro para compreender que os resultados não serão bons.” Isso causaria uma redução no tamanho da onda e a presença de backwash.

O engenheiro propôs opções para reduzir os impactos, variando de uma opção que afetará menos a onda a uma que provavelmente não afetará a onda de forma alguma.

“Neste ponto”, explica Simon, “trata-se de levar o município à mesa de negociações e dizer: ‘Vamos encontrar um compromisso que seja aceitável para todas as partes.”

+ Adventureflix: uma janela online para o mundo da aventura

O que está em jogo?

Thorli é um pico de água gelada, porém que tem seus dias clássicos. A onda é conhecida por suas longas direitas que quebram sobre um fundo de areia.

Além de ser um destino turístico popular, Thorli também é um importante pico de surf da Islândia.

A destruição da onda de Thorli seria uma perda irreparável.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias