24.7 C
Suva
sexta-feira, 22 novembro, 2024
24.7 C
Suva
sexta-feira, 22 novembro, 2024

Surfistas brasileiros aproveitam dias de ‘folga’ antes das semifinais olímpicas

Gabriel Medina e Tatiana Weston-Webb aproveitam “dias de folga” para últimos ajustes antes das semifinais do surf nos Jogos Olímpicos

Após a confirmação de que as semifinais do surf dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 seriam adiadas para a segunda-feira, 05 de agosto, Gabriel Medina e Tatiana Weston-Webb aproveitaram os dois dias sem competição para se prepararem para a fase decisiva do evento, que já tem data marcada para o dia 5, último dia oficial da janela de competições.

“Realmente não é fácil esperar, especialmente sendo na semifinal, mas faz parte do nosso esporte. Já estamos acostumadas com isso e agora é só se preparar mentalmente e fisicamente para segunda-feira. Não há muito o que fazer, a não ser se adaptar da melhor forma e ir com tudo. Sinto um pouco de ansiedade, mas sei que isso não está no meu controle e que só posso controlar o que faço durante a bateria. Estou super confiante com o meu surfe, especialmente nessa onda, então se Deus quiser vai dar tudo certo. Já estou bem orgulhosa de mim mesma, mas tem mais pela frente”, afirmou Tati Weston-Webb, que enfrentará Brisa Hennessy, da Costa Rica, por um lugar na final olímpica.

+ Michel Bourez: “Os Jogos são 100% positivos para nós”

Os dias sem competições não foram motivo para os brasileiros ficarem sem surfar. Nos períodos da manhã e da tarde. Gabriel e Tati treinaram no mar para manter o contato com a água. Também realizaram treinamentos físicos e exercícios de alongamento. Para passar o tempo livre e diminuir a ansiedade, os atletas procuraram se distrair com divertidos duelos de pingue-pongue, leitura e até gravação de conteúdo para as redes sociais. Para Tatiana, também foi possível se conectar com a cultura. Ela participou de uma oficina em que pôde fazer uma coroa de flores típica da região e uma pintura em homenagem a Terahupo’o.

Finais surf jogos olímpicos
Gabriel Medina faz os últimos ajustes na água antes do dia decisivo. Foto: William Lucas/COB

Apesar do fuso horário de 12 horas atrás de Paris, a torcida pelos atletas do Time Brasil nos Jogos Olímpicos também faz parte da programação. As medalhas da ginástica artística, do judô e a vitória do Brasil contra a França no futebol feminino renderam muitas comemorações dos surfistas.

Estou aproveitando intensamente cada momento destes Jogos Olímpicos aqui em Teahupo’o. Eu amo esse lugar e toda essa energia me faz muito bem. Estamos com uma estrutura incrível aqui na casa do Time Brasil e num clima muito bom entre todos. Temos que saber lidar com esses momentos sem onda, que fazem parte da rotina do surfe. Eu procuro não pensar muito e viver o momento presente. Agora é a reta final. Faltam duas baterias e vai dar tudo certo”, comentou Gabriel Medina. Nas semifinais, ele enfrentará o australiano Jack Robinson.

Finais surf jogos olímpicos
Delegação brasileira curte o fim de tarde em Teahupo’o no domingo. Foto: William Lucas/COB

Nestes momentos sem competições, a estrutura oferecida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) aos atletas faz ainda mais diferença. Dentro da base exclusiva do Time Brasil no Taiti, montada em uma pousada a poucos metros do local de onde saem os barcos para o pico de Teahupo’o, os atletas têm à disposição serviços de performance e privacidade. A estrutura possui equipamentos de preparação física, além de profissionais de fisioterapia e atendimento médico. As refeições feitas por uma equipe de cozinheiros local é um sucesso à parte. Ao redor da mesa, os atletas ser reúnem para momentos de resenha e descontração. A presença de familiares em horários determinados também aumenta a sensação de conforto e acolhimento.

A próxima chamada para o reinício da disputa será às 13h15 com possível início às 17h30 do horário de Brasília.

O cronograma completo com o horário local e baterias pode ser conferido no site da Federação Internacional de Surf. A competição pode ser acompanhada no na televisão pelo canal Sportv e, em flashes, na Tv Globo. A CazéTV está transmitindo as disputas de surf ao vivo através de seu canal no YouTube.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias