Mais de 300 surfistas com idade igual e superior a 50 anos se reuniram no último domingo (10), no Quebra-Mar de Santos, para participar do desafio de agrupar o maior número de atletas de pé em uma mesma onda.
A iniciativa inédita conseguiu colocar 98 pessoas em pé, juntas, na mesma onda, representando não só um marco para o surf, mas também para a resiliência e união do grupo. Agora, o feito aguarda validação do Guinness Book, que analisará a possibilidade de reconhecimento na categoria 50+. O recorde atual se mantém com o número de 110 surfistas, atingido na Cidade do Cabo (África do Sul), em 2009.
+ Neve e surf combinam? Depois de assistir North of Winter pode ser que você mude de ideia
O evento foi organizado pela Blue Med, que mantém parceria com a Prefeitura para as atividades da escola pública de surfe 50+, em funcionamento no Posto 2 (Pompeia). Para o idealizador da iniciativa, Cesar Augusto Andrade, gerente de Marketing da empresa, a proposta superou as expectativas. “A adesão foi imensa de toda a comunidade do surfe de Santos e da região. Só temos a agradecer ao pessoal da Prefeitura que nos ajudou prontamente a viabilizar esse evento e a todos os patrocinadores. O resultado foi incrível, com mais de 300 surfistas no mar, superando as nossas expectativas”, disse.
O evento foi marcado por histórias emocionantes de superação, companheirismo e amizade entre veteranos. “Foi emocionante ver pioneiros do surfe dividindo a mesma onda com aqueles que descobriram o esporte na terceira idade. O evento foi uma verdadeira celebração da união, saúde e bem-estar que o surfe proporciona”, destacou o professor da escola sênior de surfe, Cisco Araña.
NOVA EDIÇÃO
A organização já planeja um novo desafio Blue Med 50+ para o primeiro semestre de 2025. “Este é um evento que não só promove o surfe entre diferentes gerações, mas também fortalece os laços comunitários e a paixão pelo esporte na Cidade”, disse o diretor comercial da empresa, Sérgio Tadeu Almeida.
O evento teve participação de instituições como a Associação Santista de Longboard, Longssauros Surfclub, Pioneiros Surf Club, Barriga Bowl, Quebra-Mar Surfclub, Bitaru Storm, Surfriends, Surf Raízes, Escola Radical e Cisco Araña Surfschool. Nomes de destaque no mundo do surfe como Chico Paioli, Daniel Fridman, Alemão Sunless, Longa e John Wolthers também participaram. O suporte da World Surf Cities Network, organização mundial de referência na prática do surfe, garantiu a divulgação global.
O evento teve patrocínio e apoio de Bee Excel, Sam Lines Cargo, Apis Brasil, Longs Sauros, Hospital Casa de Saúde, Hospital Casa de Saúde Guarujá, Respect, Associação Santista de Longboard, HSANP, Pioneiros Surf Club, Anzol, Quebra-Mar Surf Club e The Barriga Bowl, Ana Sol, produtora Zero Grau, W. Simões, Rip. Cord, Expression session, Como Uma Onda 52, Tem Onda.
Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.
Fonte: Prefeitura de Santos