Um surfista de Port Orange, Flórida (EUA), identificado como Jorge Alvarado, de 49 anos, ficou gravemente ferido na manhã da última sexta-feira (15) enquanto surfava próximo ao Sunglow Pier, em Daytona Beach Shores. O acidente ocorreu por volta das 9h, conforme informações divulgadas por Tamra Malphurs, diretora do Volusia County Beach Safety Ocean Rescue.
Alvarado é considerado um surfista experiente e estava surfando ao sul do píer quando, acredita-se, atingiu um banco de areia e foi lançado contra uma das estacas da estrutura. Segundo Malphurs, um testemunho relatou que o surfista bateu com a cabeça em uma das pilastras antes de ficar preso debaixo da água, em uma área sem vigilância.
+ Gabriel Medina x Italo Ferreira em Bali, você decide quem levou a melhor nas férias de sonho
Outros surfistas que estavam no local rapidamente tentaram socorrê-lo, mas levou vários minutos até que conseguissem libertá-lo. Após ser resgatado, medidas de salvamento foram iniciadas de imediato e Alvarado foi levado a um hospital. Atualmente, seu estado de saúde é considerado estável, porém, gravíssimo. Ele respira através de aparelhos em coma induzido, de acordo com uma campanha no GoFundMe, criada por Justin Gore.
“Jorge é amado por muitas pessoas e queremos garantir, como comunidade, que cuidemos dele e de sua família durante este momento difícil”, dizia a postagem, que já arrecadou US$ 4.495 de uma meta de US$ 25.000.
Malphurs destacou que acidentes envolvendo surfistas experientes são raros na região e que, geralmente, não envolvem ataques de tubarão. Ela também mencionou que não está claro a que distância Alvarado estava do píer no momento do acidente, mas ressaltou que surfistas devem se manter a pelo menos 150 pés (cerca de 45 metros) de distância dessas estruturas. “Parece que a corrente lateral o empurrou em direção ao píer depois que ele bateu a cabeça“, afirmou Malphurs.
O incidente serviu como um alerta para os riscos que até surfistas experientes podem enfrentar em condições adversas no mar. A comunidade local tem se mobilizado em apoio a Alvarado e sua família durante sua recuperação através de uma vaquinha vistual no Go Fund Me. Para ajudar, clique aqui.
Fonte: Daytona Beach News