Publicidade:

Surfista cego, bicampeão mundial, dá show em piscina de ondas

O espanhol Aitor “Gallo” Francesena nasceu com um condição rara que compromete a visão conhecida como glaucoma congénito.

Desde muito jovem ele fou submetido a uma série de procedimentos cirúrgicos para tentar corrigir o problema. No entanto, aos 13 anos, uma operação malsucedida acabou por lhe tirar completamente a visão do olho direito.

Essa condição, no entanto, não o impediu de conhecer o surf e se tornar um surfista profissional, mesmo enxergando apenas com o olho esquerdo.

+ Treino na Jaguaruna em véspera de Ciclone

Gallo foi também o co-fundador da primeira escola de surf na Espanha, em 1988, e desenvolveu um método de ensino muito próprio. Além disso, é ainda fabricante de pranchas de surf e treinador de grandes campeões nacionais como Aritz Aranburu.

Contudo, alguns anos atrás, sofreu uma pancada muito forte da prancha no rosto e acabou por perder a visão do olho esquerdo também.

O trágico incidente, no entanto, não lhe tirou do surf. Com algumas adaptações Francesena continuou a dropar ondas, agora na condição de surfista cego.

Mais do que isso, ele representou a Espanha no mundial de surf adaptado da ISA e tornou-se bicampeão mundial em sua categoria.

Gallo testa suas habilidades na piscina de ondas da Wavegarden com a tecnologia The Cove.

Você estava reclamando do quê mesmo hoje? Assista ao vídeo!

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias