25.7 C
Hale‘iwa
terça-feira, 7 maio, 2024
25.7 C
Hale‘iwa
terça-feira, 7 maio, 2024

Surfista australiano espera 54 anos para finalmente receber encomenda de prancha feita com Wayne Lynch

A paciência é uma virtude e, certamente, o surfista australiano, Ron Roozen, tem muito a ensinar sobre isso. Imagine esperar por uma encomenda de prancha por décadas, ou melhor, para ser bem exato 54 anos longos anos! Sim, você leu certo, estamos falando de mais de meio século de expectativa pela tão sonhada prancha sob medida.

Para contextualizar, voltemos ao mítico ano de 1969. Era um tempo em que o surf estava passando por transformações radicais, com a Shortboard Revolution tomando cada vez mais força e o filme “Morning of the Earth”, com sua pegada hippie que pregava uma vida alternativa, encantando os surfistas de todo o mundo. Ao mesmo tempo, a guerra do Vietnã atingia seu auge, recrutando um número crescente de jovens, com muitos surfistas entre eles para combater num conflito que não fazia sentido algum.

Nesse cenário, o garotão de 19 anos, Ron Roozen, inspirado pelo talento do surfista australiano e shaper Wayne Lynch, fez uma encomenda que viria a se tornar uma lenda. Naquela época, Lynch se destacava ao surfar como se fosse uma figura vinda do futuro, com manobras progressivas e um estilo próprio que desafiava todas as convenções da época.

Mas, por alguma razão, aquela encomenda nunca chegou. Roozen tentou entrar em contato com Lynch e a loja onde havia feito o pedido, mas não teve sucesso.

Até que, “fast forward” para 2023, alguns meses atrás, Roozen viu uma notícia sobre Lynch reeditando seu modelo de prancha Involvement. Ele resolveu entrar em contato com o shaper novamente, e dessa vez ele o respondeu.

“Eu estava viajando pelo mundo filmando o filme ‘Sea of Joy'”, explicou Lynch. “Aconteceu um mal-entendido entre a loja e a fábrica, e a encomenda foi perdida.”

Os anos passaram voando – a era das twin fins ficou para trás, depois voltou, depois ficou pra trás e agora começou a querer voltar de novo – o império Quiksilver teve seus altos e baixos, e até mesmo os famosos leashs e decks tornaram-se parte do kit básico da esmagadora maioria dos surfistas.

Mantendo-se fiel ao espírito original da encomenda, Lynch shapeou a prancha exatamente como o solicitado há 54 anos – com seis pés, um tom verde-limão na parte superior e inferior, e uma monoquilha. Mas, calma, não espere vê-la nas ondas. Ron a destinou a ser uma peça de decoração, uma verdadeira obra de arte para decorar sua parede.

A prancha foi entregue a Roozen na semana passada. “É um sonho realizado”, disse o cliente. “Eu sempre admirei o surfe de Wayne Lynch, e agora tenho uma prancha feita por ele. É uma peça de arte.”

+ Conselhos de Koa Rothman: “Não surfe em Pipeline”

Wayne Lynch, conhecido por suas habilidades como shaper e por ter sido um dos surfistas mais progressivos de sua época, também desafiou as autoridades em sua juventude ao se recusar a lutar na Guerra do Vietnã – o que o obrigou a viver escondido por alguns anos. A personalidade irreverente e o desejo de liberdade sempre foram marcas registradas desse ícone do surf australiano.

E após uma espera de 54 anos, Ron Roozen finalmente alcançou o sonho de se conectar com o mestre das ondas e das pranchas. Um lembrete de que, no mundo do surf, algumas séries podem demorar a chegar, mas quando vêm, valem cada segundo de espera. E assim, essa história única se insere na rica tapeçaria do surf com um verdadeiro final feliz.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias