21.7 C
Suva
sexta-feira, 20 setembro, 2024
21.7 C
Suva
sexta-feira, 20 setembro, 2024

Site australiano prevê condições turbulentas para Meo Rip Curl Pro Portugal

Enquanto a perna havaiana do Mundial de Surf da WSL rendeu boas ondas e performances memoráveis, apesar das polêmicas sobre a escolha dos dias de competição, o site australiano Swellnet prevê um cenário bem diferente para a próxima etapa do circuito, em Portugal.

De fato, a costa portuguesa tende a ser castigada por condições climáticas desfavoráveis, especialmente nesta época do ano e, durante a janela de espera do MEO Rip Curl Pro Portugal, que acontece entre os dias 6 e 16 de março, a previsão aponta para “muita ondulação, muito vento e pouca qualidade”.

Ao que tudo indica, as ondas estarão difíceis e fechando, o que exigirá muito talento e um pouco de sorte para os competidores. Vale lembrar, entretanto, que foi nesse tipo de condição que o surfista australiano Callum Robson alcançou uma nota 10 no ano passado em um tubo para a direita.

 

Localizado em Peniche, as ondas do Supertubos são conhecidas por sua sensibilidade às condições específicas de swell e vento. Embora o pico possa receber ondulações de sul a noroeste, o ideal são ondulações provenientes do quadrante norte-oeste, suportando tamanho entre 1,2 até 2,5 metros.

Ainda que o pico suporte ventos cruzados – desde que permaneçam abaixo de cerca de 15 nós ou se a direção principal do swell estiver em oposição ao vento – para rodar os tubos mais limpos e definidos, também é necessário ter vento no quadrante norte a sudeste.

A previsão indica a chegada de uma grande ondulação de noroeste no final de semana que antecede o início da janela de espera. Porém, ventos fortes vindos da mesma direção devem prejudicar a qualidade das ondas.

Apesar do cenário desafiador, a previsão indica oportunidade no primeiro dia da janela. Ondas entre 1,2 e 1,8 metros com vento fraco vindo de sul-sudoeste apontam para o possível início da competição. Quinta-feira (7) deve seguir com condições aceitáveis, apesar de ondas menores.

+ John John Florence: “Quero ganhar mais títulos do que Medina”

O restante da janela de espera se mostra incerto. A previsão aponta diversas tempestades, mas ainda está longe para prever se elas seguirão em direção a Portugal, trazendo vento maral forte.

A Brazilian Storm chega a Portugal precisando de bons resultados para se firmar no ranking do Championship Tour (CT) 2024. Atletas como Italo Ferreira, que declarou em entrevista após a etapa de Sunset que Supertubos é a sua etapa favorita, chegam motivados e ansiosos para enfrentar as ondas portuguesas.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias