Silvana Lima e Tatiana Weston-Webb fazem excelente campanha e estão na “semi” dos ISA Games 2019, em Miyazaki, Japão

Por Redação HC

O Brasil tem duas representantes na semi-final dos ISA Games 2019: Silvana Lima e Tatiana Weston-Webb. Elas estão na mesma bateria, junto com a sul-africana Bianca Buitendag e a campeã mundial de 2004, a peruana Sofia Mulanovich. As duas melhores do confronto avançam para a grande final, valendo a medalha de ouro.

Do outro lado do complexo sistema de disputa dos jogos, oito atletas ainda disputam quatro vagas na segunda “semi”. São sete tops do CT — Stephanie Gilmore, Sally Fitzgibbons, Nikki van Dijk, Caroline Marks, Carissa Moore, Courtney Conlogue e Brisa Hennessey — e a grande revelação do campeonato até agora, a israelense Anat Lelior.

Silvana e Tati são duas das atletas que mais se destacaram no campeonato, e chegam à semi pelo caminho mais curto, sem passar pela repescagem. Silvana ficou em primeiro lugar em todas as cinco baterias que disputou até agora, enquanto Tati avançou com a segunda posição em apenas uma, nas quartas de final, quando ficou atrás de Bianca Buitendag e à frente Stephanie Gilmore e Caroline Marks, que foram para a repescagem.

Nos ISA Games, uma chave principal dá o acesso direto à final — o caminho percorrido por Silvana e Tati.

Conforme as atletas vão sendo eliminadas nesse caminho, elas vão para a repescagem, sendo distribuídas de acordo com o quanto haviam avançado até então.

Por exemplo: Steph, Caroline, Anat e Brisa foram eliminadas na quinta rodada do caminho principal, a última antes da semi. Assim, foram mandadas para a repescagem já nas quartas de final, onde enfrentam atletas que caíram mais cedo na chave principal mas que venceram as baterias da repescagem — Courtney, Sally, Nikki e Carissa.

As baterias remanescentes da repescagem, as semis e a grande final do campeonato feminino dos ISA Games 2019 acontecem na madrugada desta terça, no Japão, com transmissão ao vivo tanto pelo site da ISA quanto pelo da WSL.

ISA Games 2019 – próximas baterias

Semi final “chave principal”:
Bianca Buitendag, Silvana Lima, Tati Weston-Webb, Sofia Mulanovich

Quartas (caminho da repescagem):
1. 
Anat Lelior, Sally Fitzgibbons, Stephanie Gilmore, Courtney Conlogue
2. Caroline Marks, Nikki van Dijk, Brisa Hennessey, Carissa Moore