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Shaun Tomson relança a Instinct com propósito social

No seu auge, a Instinct podia ser encontrada em 20 países e teve patrocinados do calibre dos campeões mundiais Tom Carroll e Barton Lynch

 

Com uma pegada sintonizada com os novos tempos, declarando que pretende fazer da marca “a primeira empresa de surfwear com propósito social”, o sul-africano Shaun Tomson, campeão mundial de 1977 pela extinta IPS (International Professional Surfing), está relançando a Instinct. A marca que, no seu auge, estes presente em 20 países e teve patrocinados do calibre de outros dois campeões mundiais, os australianos Tom Carroll e Barton Lynch, foi vendida por Shaun em 1994, mas agora, 30 anos depois, ele anunciou a retomada da operação. 

Shaun já havia fundado outra marca após a Instinct, em 1998, batizada Solitude, que também acabaria indo parar em outras mãos. Mas seu coração nunca deixou de estar ligado à sua criação original. Após recuperar o registro de marca da Instinct nos anos 2000, em 2021 ele deu seu primeiro passo para a volta dela no mercado, com uma coleção colocada à venda em território australiano. Em 2023, a marca regressou à sua casa original em Durban, na África do Sul, graças a um acordo muito especial com o Grupo Foschini.

O conglomerado de varejo de roupas concordou em devolver o negócio a Shaun se uma porcentagem das vendas, em perpetuidade, fosse para uma organização sem fins lucrativos chamada 9Miles Project, que tem como objetivos “utilizar o surf como forma de envolvimento e capacitação, oferecendo espaços seguros e programas pós-escolares estruturados para crianças e jovens em situação de risco em comunidades costeiras; com orientação, criação de emprego, desenvolvimento de competências e apoio holístico a jovens e comunidades marginalizadas na África do Sul”.

O clássico logo da Instinct foi criado a partir da primeira foto tirada de dentro d’água de Shaun Tomson surfando, quando ele tinha 15 anos de idade, em Durban, na África do Sul.

Com o acordo selado, a Instinct está pronta para conquistar o mundo do surf com seu lançamento mundial programado para a maior feira de surf do planeta, a Surf Expo, que acontece de 5 a 7 de setembro próximos em Orlando, na Flórida. Para dar início a essa nova jornada, o ex-campeão mundial está buscando inspiração nas 12 lições fundamentais que aprendeu com o surf, expostas no seu livro O Código do Surfista, que tem como base “ajudar os outros a serem melhores”.

Aos 69 anos de idade, Shaun já viu a indústria do surf passar por diferentes fases e sabe que o momento é complicado, mas quer utilizar isso a seu favor: “Alguns de vocês devem conhecer o estado atual da indústria do surf – turbulência, fusões, aquisições e acordos de licenciamento em todo o espectro de mercadorias e produtos surgindo em todos os tipos de lugares duvidosos. Acredito que há uma oportunidade de reiniciar a Instinct, uma marca que fundei há muitas luas e que tem como alvo principal o mercado do surf. Chamei minha empresa de Instinct porque os melhores momentos do surf são dentro do tubo, e os melhores tubos acontecem quando você está operando por instinto em um estado de fluxo – chamei esse estado de consciência de ‘Ritmo Interior”.

Com informações do site SurferToday e @shauntomson

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