26 C
Papeete
segunda-feira, 15 julho, 2024
26 C
Papeete
segunda-feira, 15 julho, 2024

Shark Coat: tecnologia que reproduz pele de tubarão chega ao surf

Shark Coat é o nome de uma tecnologia desenvolvida pela BASF e inicialmente utilizada na indústria da aviação, que reproduz a pele de tubarão para minimizar a resistência (atrito). Segundo os inventores, através dessa “pele de tubarão sintética” é possível obter ganho de até 30% de velocidade.

A novidade é que essa tecnologia chegou ao mundo do surf. A Shark Coat, que detém a exclusividade para a distribuição global do produto, desenvolveu uma versão que pode ser aplicada em pranchas de surf, novas ou usadas.

Os fabricantes explicam que seu produto, uma vez aplicado, reduz a resistência entre a prancha de surf e a água, permitindo um aumento considerável na velocidade e, por consequência, na precisão de manobras, desde movimentos de borda até aéreos complexos, implicando diretamente no rendimento de alta performance.

+ Será que a Boa Vista superou a piscina do Kelly como melhor do mundo?

“Quando conheci a tecnologia, criada a partir da observação e estudos sobre os tubarões, os grandes nadadores dos oceanos, pensei imediatamente no surf. Acreditamos que a Shark Coat pode ser um marco na evolução das pranchas de surf e da modalidade, assim como outros inúmeros momentos que marcaram época no que diz respeito à inovação”, diz Valter Pieracciani Msc, fundador e CEO da Shark Coat.

Alguns surfistas profissionais foram convidados para testar o produto e a resposta foi bastante satisfatória: “Até na remada senti que minha prancha estava andando muito melhor”, conta Eric de Souza, após uma sessão de testes na Praia da Macumba.

Para além do universo profissional, a os fabricantes do Shark Coat afirmam que o produto representa um avanço para surfistas comuns, à medida possibilita um menor esforço físico durante a prática do surf, especialmente na remada, seja no momento do drop ou na hora de enfrentar a arrebentação, resultando em sessões de surf mais produtivas.

Tubarões como fonte de inspiração

Shark Coat
A BASF observou os tubarões, um dos animais mais rápidos e antigos da cadeia animal, para entender o motivo da velocidade e poder de propulsão. Foto: Divulgação / Shark Coat

O material de divulgação da Shark Coat fala sobre a fonte de inspiração para a criação do produto, aludindo ao fato de que que diversas indústrias se debruçam sobre a observação da natureza para aprimorar tecnologias e avanços que impactam diretamente o dia a dia das pessoas. A BASF observou os tubarões, um dos animais mais rápidos e antigos da cadeia animal, para entender o motivo da velocidade e poder de propulsão. Descobriu-se que a estrutura da pele dos tubarões, composta por “placoides”, é responsável pela dinâmica e arranque, pois reduzem o “arrasto”, tornando a hidrodinâmica mais eficiente.

Assim foi criada esta tecnologia que, a partir da reprodução em laboratório da pele do tubarão, pôde ser aplicada em aviões, resultando na redução drástica de combustível e emissão de CO2. De acordo com levantamento da BASF, a tecnologia foi responsável pela redução na emissão de mais de mil toneladas de CO2 por ano.

Agora adaptada ao universo do surf, tem como princípio aprimorar a remada e impor mais velocidade nas manobras e no momento de entrar na onda. Os fabricantes acreditam a o Shark Coat poderá revolucionar a categoria profissional, à medida que deve contribuir significantemente para o avanço de manobras progressivas, bem como a eficiência em ondas tubulares.

Como funciona a aplicação do Shark Coat na prancha de surf

Shark Coat é uma pele sintética adesiva que deve ser aplicada ao fundo da prancha de surf, criando uma fina camada que reveste a base da prancha. A tecnologia pode ser implantada tanto no final da fabricação da prancha, quanto após a prancha já ter sido usada.

Neste momento do lançamento, a Shark Coat estará disponível para aplicação em São Paulo, capital, além de pontos na Califórnia, Havaí e Austrália. Confira onde você pode encontrar Shark Coat no Brasil: Surf Trip (Moema, SP), Todas as Ondas (Pinheiros, SP) e, em breve nas cidades de Santos, Rio de Janeiro e Garopaba.

Saiba mais em sharkcoatbrasil.com.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias