por broou

A região Sudeste recebe ondas vindas de leste geradas pela circulação dos ventos sobre o oceano Atlântico junto à costa brasileira. Devemos ver séries constantes na casa do meio metro com 9 segundos de período durante todo o final de semana com progressiva perda de intensidade até o domingo. Os ventos sopram bastante fracos na costa de São Paulo e do Rio de Janeiro, o que deve favorecer a formação das ondas. Procure praias onde ondas com incidência direta de leste geram os melhores resultados, mas não espere por um surfe de ondas muito grandes. A temperatura da água fica entre 18 e 20 graus, então não se esqueça da roupa de borracha.


REGIÃO SUDESTE

Sexta-feira (01/076/2016) – Ondas entre 0.4 e 0.8 metros, períodos de 9 segundos e direção leste. Ventos soprando fracos de nordeste até 10 km/h. Formação entre regular a boa, mas sem muita intensidade. Deve estar divertido…

Sábado (02/07/2016) – Ondas entre 0.4 e 0.6 metro, períodos de 6 segundos e direção leste. Ventos de leste com até 10 km/h. Formação regular. Tem umas ondinhas.

Domingo (03/07/2016) – As ondas perdem um pouco de altura ficando entre 0.3 e 0.6 metro, o período fica constante em 9 segundos e direção permanece leste. Ventos fracos de leste com até 10 km/h. Formação regular. Vale a remada.


REGIÃO SUL

Os primeiros dias de Julho apresentaram condições de onda bastante regulares na região Sul. O regime de circulação atmosférica traz ventos vindos predominantemente do quadrante nordeste gerando um swell de nordeste/leste com ondas de meio metro e períodos na faixa dos 9 segundos. Essas condições ficam constantes durante todo o final de semana, então procure praias onde a ondulação de leste com períodos baixos funciona melhor. Os ventos mais intensos não devem passar dos 15 km/h, o que deve favorecer bastante a formação das ondas. A temperatura da água fica por volta dos 15 graus, então uma boa roupa de borracha é essencial.

Sexta-feira (01/07/2016) – As ondas com altura entre 0.5 e 1.0 metro, direção leste e período de 9 segundos. Ventos entre norte e nordeste com velocidades de até 15 km/h.  Formação de regular a boa, mas sem muita intensidade. Vale a remada !

Sábado (02/07/2016) – Condições se mantem estáveis, ondas com altura entre 0.5 e 1.0 metro, direção leste e período de 9 segundos. Ventos entre norte e nordeste com velocidades de até 15 km/h.  Formação de regular a boa, mas sem muita intensidade. Ta regular, bro !

Domingo (03/07/2016) – Condições se mantem estáveis com um ligeiro aumento na altura sendo possível. Ondas com altura entre 0.5 e 1.0 metro, direção leste e período de 9 segundos. Ventos entre norte e nordeste com velocidades de até 15 km/h.  Formação de regular a boa. Vai nessa !


REGIÃO NORDESTE

Os ventos alísios de sudeste sopram por toda a costa Nordeste brasileira, a (imensa) pista de ondas gerada por esses ventos cria uma ondulação de sudeste que ocorre desde o extremo sul da Bahia até o Rio Grade do Norte. Maranhão e Ceará ficam protegidos dessa ondulação e não devem apresentar ondas surfáveis. Para a grande maioria da região espere por ondas de sudeste com altura entre 0.8 e 1.4 metros, períodos de 10 segundos e formação boa.


REGIÃO NORTE

Com Zona de Convergência Intertropical deslocada para o norte, a região norte recebe ventos e, consequentemente, ondas chegando de nordeste. As ondas apresentam baixo período e pouca altura, o que não são boas condições para o surfe. Espere por ondas entre 0.3 e 0.6 metro, períodos de 7 segundos e direção nordeste. Os ventos sopram constantes com velocidades na casa dos 20 km/h.

Clique aqui para baixar o app.