26 C
Papeete
quinta-feira, 23 maio, 2024
26 C
Papeete
quinta-feira, 23 maio, 2024

Saquarema Surf Festival 2024 terá quase o dobro de tamanho da edição anterior

Com o status de maior festival de surf da América Latina, o Saquarema Surf Festival, apresentado pela Prefeitura de Saquarema e em memória a Leo Neves, acontecerá de 15 a 21 de abril, na praia de Itaúna (RJ) e reunirá nomes consagrados do esporte mundial e nacional, além da nova geração. Neste ano, o evento ocupará uma área quase duas vezes maior do que a edição anterior, com aproximadamente 1.200 metros quadrados, com chancela da World Surf League Latin America além de ser válido pela segunda etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe.

Serão três grandes competições distintas abraçadas pelo o Saquarema Surf Festival, que irão pontuar para os rankings regionais 2024/2025 da WSL Latin America: Qualifying Series, Longboard Pro e Pro Junior, nas categorias masculina e feminina, e com o princípio de igualdade na premiação para homens e mulheres. Trata-se da única etapa do WSL Qualifying Series da América do Sul, deste ano, com pontuação máxima de 5.000 pontos, onde também serão disputadas vagas para o Challenger Series 2025 (divisão de acesso para a elite mundial).

+ “Faca quente na manteiga”: Koa Smith e Victor Bernardo testam borda serrilhada

Segundo os organizadores, já são aproximadamente 200 inscritos e o número pode superar os 215 do ano passado. Somente no QS 5.000, são 131 participantes, como: Tainá Hinckel, Matheus Herdy, Alejo Muniz, Lucas Silveira, Lucas Chumbo, Matheus Navarro, Ryan Kainalo, Wiggoly Dantas, Valentin Neves (filho do ídolo local Leo Neves), Silvana Lima, Bela Nalu, Juliana Santos, Daniela Rosas (Peru), Laura Raupp, Kemily Sampaio e Yanka Costa.

Saquarema Surf Festival 2023
Tainá Hinckel e Ian Gouveia foram os campeões do QS 5000, a peruana Kalea Gervasi e Gabriel Klaussner ganharam na Pro Junior e Luana Soares e Matias Maturano do Peru venceram no Longboard. Foto: Daniel Smorigo / 213 Sports

No Longboard Pro, entre os confirmados estão os atletas da elite Jefson Silva, Anderson Silva, Jeferson da Silva e o peruano Matias Maturano (campeão do Saquarema Surf Festival 2023), além de Evelin Neves, Rayane Amaral, Kate Brandi, Viviane Skinne, Alexandre de Almeida Junior e Romoaldo Nascimento.

No Pro Junior estarão em jogo 1.000 pontos para os rankings da WSL Latin America e entre os confirmados, até o momento, estão muitos nomes da promissora geração do surfe nacional como: Cauet Frazão, Gabriel Klaussner (campeão do Saquarema Surf Festival 2023), Rickson Falcão, Daniel Dantas, Guilherme Lemos, Rodrigo Saldanha, Allany Tuze, Arena Rodriguez (Peru), Pamela Mel, Sophia Gonçalvez e Alexia Monteiro.

Nova geração e incentivo a atletas locais – Desde 2021 o festival destaca o trabalho que vem sendo realizado pelo Centro de Treinamento Leo Neves (surfista carioca falecido em 2019, bicampeão brasileiro e que fez parte da elite mundial), que atende gratuitamente atletas iniciantes e profissionais entre 10 a 20 anos, valorizando os talentos locais.

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres, enfatiza a importância do trabalho do Centro de Treinamento. “É um orgulho para mim, como prefeita e cidadã de Saquarema, ver que é possível oferecer recursos, estrutura e uma organização que a cada ano supera expectativas. Hoje, os alunos e atletas do nosso Centro de Capacitação contam com excelência em estrutura e orientação para treinarem, e estão trazendo prestígio para nosso município e para nosso país”, explica a prefeita Manoela Peres.

Skate no Saquarema Surf Festival

Em 2024, o evento cresceu e vai explorar outras modalidades. Palco de grandes competições mundiais do surfe, a praia de Itaúna receberá nesta quarta edição uma competição de skate. Uma pista de 16 metros de comprimento por 10 metros de largura será construída para proporcionar um show de manobras no sábado, dia 20, com dois times. Um deles será o de Pedro Barros, medalhista olímpico (Prata em Tokyo 2020) e oito vezes campeão mundial no Skate Park.

Haverá uma seletiva interna na primeira fase, onde os times competem entre si. Já na segunda fase, os classificados se enfrentarão para garantir uma vaga para a final. Na Grande Final, a disputa será entre os dois melhores skatistas do masculino e do feminino.

Após a decisão do título haverá o Cash For Tricks. Nesta disputa, a pista ficará aberta para os atletas tentarem as melhores manobras, onde será avaliado o grau de dificuldade. Quem acertar será premiado com um valor em dinheiro.

Será uma semana bem agitada em Itaúna. O evento reunirá, ainda, várias atrações e ações de sustentabilidade, além de uma área de ativações de patrocinadores. Na sexta-feira e sábado, 19 e 20, a música invadirá o festival com shows de bandas locais. Haverá, ainda, uma arquibancada com capacidade para 120 lugares para que o público possa acompanhar as manobras dos skatistas.

Para acompanhar a transmissão ao vivo: site da WSL Latin America, APP, Canal do YouTube da WSL Brasil e pelo Tik Tok da WSL Brasil.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias