28 C
Papeete
domingo, 19 maio, 2024
28 C
Papeete
domingo, 19 maio, 2024

São Paulo vence etapa de abertura do CBSurf Rip Curl Grom Search 2024

Um arco-íris se formou no momento que começava a emocionante disputa da final Sub 18 masculina, no Rip Curl Grom Search 2024, primeira etapa do circuito brasileiro de base, o pernambucano atual campeão brasileiro da categoria Luan Ferreyra, que mora em Porto de Galinhas e estava surfando, literalmente, em casa esperou a nota que poderia lhe dar o título da Etapa na areia da praia do Borete por ter feito uma boa onda nos últimos segundos da última bateria do evento e teve de esperar sua nota ao lado dos outros competidores.

Entre eles o paranaense Anuar Chiah que estava vencendo a bateria e teve sua vitória ameaçada pelos seus adversários. Todos pegaram ondas no último minuto da bateria ficando na expectativa junto com suas equipes e parentes. O pernambucano precisava de 8.33 e fez 8.18, a maior nota de todo evento, confirmando a vitória do paranaense. Ficando o paulista Matheus Neves em terceiro e o pequeno Arthur Vilar, de 12 anos, em quarto depois de vencer duas categorias a Sub 16 e 14.

“Estou muito feliz de ter ganho aqui na praia do Cupe, gosto muito dessa onda. Muito feliz  de levar esse título para o Paraná. Foi importante já esse título para conquistar a vaga para o ISA” Festejou o campeão Anuar Chiah.

Rip Curl Grom Search 2024
Anuar Chiah e seu belo estilo. Foto: Alexandre Gondim/ Fepesurf

Arthur Vilar pode ser chamado de prodígio, natural da Paraiba, mas residindo em Baía Formosa desde os oito anos, representa a delegação do Rio Grande do Norte e chegou ao CBSurf Rip Curl Grom Search com o dedo do pé esquerdo quebrado. Mesmo com essa dificuldade ele competiu em uma “maratona” de baterias em três categorias, fazendo finais nas três e ganhando duas.

No encerramento do CBSurf Rip Curl Grom Search antes da entrega das premiações o representante da Confederação Brasileira de Surf Geraldo Cavalcanti, diretor institucional, agradeceu e parabenizou s federações e a Rip Curl dizendo: “Esse é o melhor circuito de base do mundo junto com a melhor empresa do mundo” e continuou “Agradeço a prefeitura municipal do Ipojuca e a Secretaria Especial de Esportes em nome da Confederação em lançar, mais uma vez, um padrão CBSurf em eventos, já tínhamos feito com o Surf Adaptado e agora com a Base. É esse padrão que a os jovens atletas merece. Foi muito bom ver os olhos deles brilhando na hora das entrevistas, que antes apenas para profissionais, ver a emoção dos pais e das mães “.

Rip Curl Grom Search 2024
Campeã Aysha Ratto da Sub 18. Foto: Alexandre Gondim/Fepesurf

Na competição por equipes São Paulo venceu, mais uma vez, seguido pela Paraíba, Santa Catarina e Rio Grande do Norte. Nó pódio o técnico da delegação paulista Marcio Cebola, subiu junto com toda sua equipe e festejaram muito para depois chamar o técnico de Santa Catarina Coquinho para trocarem as camisas de suas equipes como forma de homenagear todos os técnico e chefes de equipes das 15 delegações presentes

Voltando às finais, a Sub 18 feminino não ficou para trás em se tratar de emoção na vitória de Aysha Ratto do Rio de Janeiro sobre a aniversariante do dia Luara Mandelli (PR) que ficou com a segunda colocação seguida pela Catarinense Maria Autuori e deixando em quarto a baiana Maria Cesar. Ainda entre as meninas, a Sub 16 foi vencida por Carol Bastides de São Paulo. Já a paranaense Luara Mandelli repetiu a segunda colocação, Kauanny Souza de Santa Catarina e a paulista Carol Bastides foi a quarta.

Rip Curl Grom Search 2024
Arthur Vilar garantiu o título em sua última onda. Foto: Alexandre Gondim/ Fepesurf

Pela Sub 16 masculina, o vencedor só foi conhecido após a última onda que Arthur Vilar pegou, mudando o resultado final para coroar atleta do Rio Grande do Norte, em segundo ficou o paraibano Levi Silva, em terceiro o paulista Kalanni Robles e em quarto o carioca Pablo Gabriel do Rio de Janeiro. Na Sub 14 Artur Vilar chegou à vitória depois da sua quarta onda onde ele executou um aéreo com rotação e depois uma bela batida para deixar o carioca Petrus Dantas, também outro bom aerialista, em segundo. O terceiro foi o paulista Calebe Simões e em quarto Iago Belloti. Pelas meninas da Sub 14 a paulista Julia Steffani foi a campeã, em segunda ficou Maeva Guastalla, também pauista, fazendo sua segunda final, a catarinense Kauanny Souza foi a terceira e Carlo Bastides, que foi campeã da 16 em quarta.

Pelos menores do circuito as Subs 12 os vencedores foram no masculino o cearense Saymon Rocha no primeiro lugar, Iago Belloti, na segunda final, em segundo, em terceiro Francisco Willian do Ceará e Luiz Henrique do Rio grande do Norte em quarto. Pelas meninas duas catarinenses e duas paulistas dividiram o pódio, por São Paulo Isabel Mayer foi a segunda e Maria Clara Cauquer em terceiro e as catarinenses Maria Heinzen foi a quarta e a campeã foi Lulu Vivan.

O próximo encontro do circuito CBSurf Rip Curl Grom Search 2024 será em Matinhos no Paraná de 17 a 20 de agosto e a última etapa em Maresia, São Paulo, de 17 a 20 de outubro.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias