25 C
Papeete
terça-feira, 23 julho, 2024
25 C
Papeete
terça-feira, 23 julho, 2024

Santos recebe 20ª edição da Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana

Neste sábado (25), será realizada a 20ª edição da Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana, uma prova que consiste em 75 quilômetros de remadas ininterruptas em trechos de mar, rio e no Porto de Santos.

O evento tradicional contará com a participação de mais de 30 equipes, cada uma com nove integrantes, que remarão no sentido anti-horário. A largada e chegada acontecerão na Praia da Aparecida, em frente ao Colégio Escolástica Rosa, em Santos, e a prova iniciará com 40 km de mar, seguido pelo Canal de Bertioga, enfrentando baixios e curvas sinuosas, e para finalizar o Porto de Santos.

+ O dia em que o rei da Inglaterra surfou

Antes da largada, será realizada a tradicional homenagem e a roda de energia envolvendo todos os participantes. Nessa edição, será homenageado o Projeto Kaora, que trabalha com vítimas do câncer de mama, com remadas indoor e outdoor, atendendo gratuitamente 120 mulheres atualmente.

+ Por que todo surfista deve experimentar a canoa polinésia?

A prova contará com as categorias masculina open, master, super master e mista, e cerca de 600 pessoas participarão do evento. A participação feminina está forte este ano, e serão 42 lanchas acompanhando as disputas, tanto da organização quanto das equipes, para as trocas dos atletas durante o percurso. Seis remadores estarão na canoa e três estarão revezando.

Segundo Fábio Paiva, organizador da Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana, a prova é exigente e requer esforço, estratégia, preparo físico e mental dos atletas. O trabalho em equipe é fundamental, e o sincronismo na remada é crucial. A canoa anda conforme a sinergia do grupo, e a equipe de apoio que vai no barco é essencial.

Paiva também fala da satisfação de ver o crescimento e adesão cada vez maior de atletas de todas as idades ao esporte. A canoa havaiana é uma prática acessível e inclusiva, e pode ser apreciada em todos os lugares, como em Fernando de Noronha, onde existem 42 canoas.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no Instagram @voltaailhasantoamaro.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias