Samuel Pupo é o único brasileiro entre os nove finalistas do Young Guns, o concurso da Quiksilver que vai premiar o melhor grommet com U$20,000 em dinheiro.
O brasileiro foi um dos quatro grommets escolhido pelos juízes Zeke Lau, Jeremy Flores e Mikey Wright, que também incluíram Kael Walsh, Barron Mamiya e Kyuss King entre os melhores. Os outros cinco – Cody Young, Marco Mignot, Rio Waida, Sandon Whittaker e Malakia Martinez – foram escolhidos por votação do público.
O evento começou neste ano com mais de 1.500 inscrições no Round 1. Desde então, o número de candidatos foi reduzido para 30 surfistas – 10 em cada categoria: #YGair, #YGrail e #YGcombo – feitas pelo júri composto pelos surfistas tops da Quiksilver: Jeremy Flores, Zeke Lau e Mikey Wright.
Agora nove permanecem na disputa. Entre os brasileiros, Mateus Herdy e Eduardo Motta eram os que figuravam na lista dos top 30.
YOUNG GUNS SURF: COMO FUNCIONA?
Round 1 – Instagram Challenge – 3 a 31 de maio
Foram 10 selecionados em cada categoria pela equipe global: Mikey Wright, Zeke Lau e Jeremy Flores.
Round 2 – Vídeos no Youtube – 7 a 30 de junho
Os 30 selecionados submeteram os seus vídeos de até 2 minutos mostrando suas habilidades.
Round 3 – Votos no Facebook – 5 a 15 de julho
O público, juntamente com os juízes top surfers Zeke, Mikey e Jeremy, vão qualificar os 8 candidatos que irão avançar para a fase final da competição.
Final – Ação Real – agosto
Os 8 melhores surfistas vão competir a grande final em um confronto livre, durante três dias, ainda em um local secreto, no início de agosto deste ano. Ação e prêmio real para qualquer jovem surfista que sonha em estrelar no mundo do surf.