Chickens é uma esquerda localizada no extremo sul da ilha Kuda Villingili, nas Maldivas. Surfe-a em um swell sólido de sudeste e você poderá se encontrar trancafiado dentro de alguns dos mais longos tubos da cadeia de ilhas das Maldivas.
Mas em fevereiro deste ano, surgiram relatos de que a onda de classe mundial havia sido arruinada pela retrolavagem de um paredão do mar recém-construído na costa da praia.
Desde então, surfistas locais vêm realizando uma campanha para salvar a onda de Chickens.
E, ao que parece, eles estão vencendo.
PARA SALVAR A ONDA DE CHICKENS
Em uma iniciativa sem precedentes, o ministro do Turismo, Ali Waheed, pediu aos desenvolvedores que tomem medidas para reverter o impacto do paredão.
A medida foi tomada após o contato da Associação de Surf das Maldivas (ASM) com o ministério, no mês de março.
“O ministro disse especificamente que, se a única maneira de salvar a onda é removendo a parede, ela deve ser removida, e o ministério ajudará os desenvolvedores, se necessário,” disse ao Surfer Chey Sobah, presidente da ASM. “Para meu entendimento, todo o trabalho adicional (na parede) foi suspenso.”
O paredão chamou a atenção de Ahmed Aznil, ex-presidente da MSA, no final de 2019.
OBRAS DE RESORT E O BACKWASH NA ONDA
“Percebi que (os desenvolvedores do resort, MFAR Kuda Villingili Pvt Ltd) recuperaram uma área de terra e começaram a construir um paredão no final do Chickens ”, disse Aznil. “Tirei algumas fotos e as enviei para a Associação de Surf das Maldivas”.
VEJA TAMBÉM: A ILHA DE LIXO DAS MALDIVAS
Quando Aznil voltou para um swell no início da temporada, em fevereiro deste ano, ele notou que o paredão havia se estendido ainda mais.
Mesmo com pequenos swells, a retrolavagem das ondas explodia “de 10 a 12 pés no ar”.
https://www.instagram.com/p/B9ymd_LBubg/
“Comecei a protestar e publiquei imagens e vídeos de Chickens no meu Instagram”, disse Aznil (assista acima), que afirmou que a mais recente avaliação de impacto ambiental do empreendimento (publicada em 2018, com um adendo ao relatório de 2011 publicado em 2019) não levou em consideração o impacto que o paredão teria sobre as ondas e que não houve consulta à associação local.
“ESSES SÃO OS NOSSOS PARQUES DE DIVERSÃO E A NOSSA FONTE DE RENDA”
Ironicamente, os operadores do resort observaram a importância dos surf breaks Chickens e Coke nas proximidades como o principal ponto de venda para os seus negócios.
“Liguei para os membros do conselho da ASM e pedi ajuda”, disse Aznil. “Depois de ver as imagens dos drones que enviei, eles ficaram chocados.”
Posteriormente, a ASM organizou uma série de reuniões com o ministro do Turismo Ali Waheed e os desenvolvedores do resort. Todas as partes concordaram em trabalhar juntas para encontrar uma solução para desfazer o dano.
VEJA TAMBÉM: TRUE TO THIS: ‘THREEZY’, COM YAGO DORA, MITCH COLEBORN E NATE TYLER NAS MALDIVAS
Também foi acordado que a ASM seria consultado sobre qualquer construção futura.
A ASM não conseguiu confirmar uma linha do tempo ou detalhes sobre as medidas a serem tomadas, pois o acordo ainda estava sendo finalizado com os desenvolvedores quando o surto de Covid-19 forçou o país insular a ficar preso.
“O MINISTRO SABE QUE A NOSSA CAUSA É HONESTA”
Mas a ASM e Aznil elogiaram o reconhecimento do ministro Waheed do problema e o papel vital que o surf desempenha nas Maldivas.
“O ministro sabe que nossa causa é honesta”, disse Aznil. “Esses são nossos parques de diversão e também nossa fonte de renda. Precisamos protegê-los.
As Maldivas abrigam uma indústria de turismo de milhões de dólares que abrange as ilhas de norte a sul.
Apesar disso, várias ondas foram perdidas para o desenvolvimento em todo o arquipélago rico em ondas, cuja economia é alimentada principalmente pelo turismo de luxo.
Ratz, sem dúvida o melhor tubo das Maldivas, desapareceu quando as terras foram recuperadas para estender a zona industrial da cidade de Malé.
Paradise Island Left, outra onda de alta qualidade, sofreu o mesmo destino durante a construção de um porto.
“Muitas outras ondas foram afetadas ou perdidas após a construção e recuperação de terras nas ilhas locais, ou por conta do desenvolvimento de novos aeroportos ou resorts domésticos”, disse Aznil. “Há tantas ondas em perigo, inclusive nesse momento em que falamos.”
Aznil deixou claro que os surfistas locais não são contra o desenvolvimento e reconhecem sua importância para a economia, mas disse que é do interesse de todos preservar as ondas e os recursos naturais que tornam as Maldivas um cartão de visita para os turistas.
“Congratulamo-nos com o crescimento econômico, mas esse deve ser um esforço combinado. Podemos usar nosso conhecimento e experiência (do oceano) e seus recursos de desenvolvimento para criar soluções sustentáveis. Tudo o que estamos pedindo é para ser incluído no processo.”
Aznil apontou que o problema não reside nos desenvolvedores em si, mas na estrutura existente para a realização de avaliações de impacto ambiental.
PODE NASCER PLANO DE PROTEÇÃO
De acordo com um trabalho de pesquisa intitulado “Gestão ambiental na ausência de participação: um estudo de caso das Maldivas”, existe uma significativa falta de participação pública. O resultado, concluiu o artigo, é o risco de negligenciar impactos ambientais negativos que o desenvolvimento pode ter para as comunidades locais.
“(Associações como) a ASM precisam ter voz nessas avaliações de impacto ambiental”, disse Aznil.
No futuro, a ASMa espera usar seu sucesso ao envolver desenvolvedores e o governo em torno de Chickens como um plano para proteger os picos de surf nas Maldivas.
Segundo Sobah, eles trabalham em um plano para obter uma lista de picos de surf em todo o país classificados como ativos nacionais ou áreas protegidas.
“A melhor maneira de encontrar soluções é trabalhando com os legisladores para obter regulamentações para proteger nossas ondas e o meio ambiente”, acrescentou Aznil.