19.7 C
Suva
quinta-feira, 19 setembro, 2024
19.7 C
Suva
quinta-feira, 19 setembro, 2024

Sally Fitzgibbons e Alan Cleland Jr vencem o Lexus US Open of Surfing

Sally Fitzgibbons (AUS) e Alan Cleland Jr (MEX) ficaram com o título do Lexus US Open of Surfing, competição válida como quarta etapa do WSL Challenger Series encerrada no domingo (11) em Huntington Beach, Califórnia. Luana Silva, Sophia Medina e Miguel Pupo foram os melhores brasileiros na competição, mas todos foram eliminados nas quartas de final.

Em ondas inconsistentes de 0,5 a 1 metro, Fitzgibbons e Cleland dominaram o lineup de Huntington Beach, superando Bella Kenworthy (USA) e Marco Mignot (FRA) em suas respectivas baterias. Com apenas duas etapas restantes para a qualificação para o Championship Tour (CT) de 2025, tanto novatos quanto veteranos continuam na disputa por uma vaga no ranking do Challenger Series.

Sally Fitzgibbons, reafirmou seu lugar como uma das melhores surfistas do mundo ao conquistar seu segundo título do US Open of Surfing. Após ser introduzida ao Hall da Fama de Huntington Beach, Fitzgibbons venceu a brasileira Sophia Medina nas quartas de final, seguida de uma vitória sobre Nadia Erostarbe (EUK) na semifinal, antes de superar Bella Kenworthy na grande final. Com esse resultado, a australiana assume a liderança do ranking do Challenger Series entre as mulheres.

É um lugar muito especial e uma praia muito especial,” disse Fitzgibbons. “Eu só amo poder continuar aparecendo. Você nunca sabe o que está por vir. Você só precisa acreditar que ‘pode ser o meu dia’ e ‘por que não?’ É simplesmente incrível.”

No lado masculino, Alan Cleland Jr fez história ao se tornar o primeiro mexicano a vencer o US Open of Surfing, subindo impressionantes 41 posições no ranking para se estabelecer na 10ª colocação. Cleland eliminou Crosby Colapinto (EUA) nas quartas de final e o campeão mundial júnior de 2022, Jarvis Earle (AUS), na semifinal, antes de derrotar Marco Mignot na final.

Nem tenho palavras para descrever o que estou sentindo agora; é simplesmente incrível ter tanto apoio do meu país e dos meus amigos,” disse Cleland. “Nunca havia vencido uma grande competição, esta é apenas a minha segunda vitória na WSL. Representar essa bandeira e ver todo esse apoio aqui é lindo, e estou muito feliz.

O francês Marco Mignot foi outro destaque da competição, que alcançou a sua primeira final de Challenger Series após algumas das melhores performances do evento, incluindo a maior pontuação em uma única onda, 9,67, e o maior total de bateria, 18,24, na fase 64. Mignot superou George Pittar (AUS) nas quartas de final e o vice-campeão mundial júnior de 2023, Jackson Bunch (HAW), na semifinal.

BRASILEIROS NA ZONA DE CLASSIFICAÇÃO

Com a conclusão da etapa, o Brasil agora soma cinco surfistas dentro da zona de classificação. Além de Ian Gouveia, que lidera o ranking e já está matematicamente classificado para o CT em 2025, Samuel Pupo e Alejo Muniz estão bem próximos da zona de classificação, ocupando, respectivamente, a segunda e quarta colocações no ranking. Michael Rodriguesvem logo em seguida, na quinta colocação e Miguel Pupo em sexto. Todos entre os Top 10 do ranking que se classificam para o Championship Tour do próximo ano. Entre as mulheres, Luana Silva subiu uma posição e ocupa a sexta colocação e Sophia Medina, que também avançou uma posição está 10º. No feminino classificam as cinco primeiras para o CT.

A próxima etapa do Challenger Series de 2024 será o EDP Ericeira Pro, em Portugal, com início em 29 de setembro e janela de competição até 6 de outubro. Será a quinta de seis etapas do circuito, crucial para os surfistas que buscam a qualificação para o Championship Tour de 2025.

Highlights Lexus US Open of Surfing

Resultados Lexus US Open of Surfing

Final feminina:

1 – Sally Fitzgibbons (AUS) 12.06
2 – Bella Kenworthy (EUA) 11.96

Final Masculina:

1 – Alan Cleland Jr (MEX) 12.70
2 – Marco Mignot (FRA) 12.60

Semifinal Feminina:

BATERIA 1: Sally Fitzgibbons (AUS) 13.90 DERROTOU Nadia Erostarbe (EUK) 9.57
BATERIA 2: Bella Kenworthy (EUA) 13.80 DERROTOU Bronte Macaulay (AUS) 13.43

Semifinal Masculina:

BATERIA 1: Alan Cleland (MEX) 14.73 DERROTOU Jarvis Earle (AUS) 11.67
BATERIA 2: Marco Mignot (FRA) 11.83 DERROTOU Jackson Bunch (HAW) 11.77

Quartas de Final Feminina:

BATERIA 1: Nadia Erostarbe (EUK) 13.23 DERROTOU Luana Silva (BRA) 12.50
BATERIA 2: Sally Fitzgibbons (AUS) 12.40 DERROTOU Sophia Medina (BRA) 11.84
BATERIA 3: Bronte Macaulay (AUS) 10.00 DERROTOU Yolanda Hopkins (POR) 8.70
BATERIA 4: Bella Kenworthy (EUA) 14.17 DERROTOU Alyssa Spencer (EUA) 8.70

Quartas de Final Masculina:

BATERIA 1: Jarvis Earle (AUS) 12.47 DERROTOU Miguel Pupo (BRA) 10.47
BATERIA 2: Alan Cleland (MEX) 13.97 DERROTOU Crosby Colapinto (EUA) 13.00
BATERIA 3: Marco Mignot (FRA) 13.13 DERROTOU George Pittar (AUS) 12.80
BATERIA 4: Jackson Bunch (HAW) 12.63 DERROTOU Kolohe Andino (EUA) 12.00

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias