A final internacional do Rip Curl Grom Search acontece nesse final de semana, em Raglan, Nova Zelândia. Enquanto a disputa que vai coroar o melhor surfista de até 17 anos do mundo não começa, os candidatos ao título já podem se acostumar à longa e perfeita esquerda no Raglan Pro, campeonato nacional neozelandês para o qual o finalistas do Grom Search foram convidados e que vai servir de seeding.
Depois de algumas baterias corridas e várias ondas surfadas, trocamos uma ideia rápida com os dois representantes brasileiros no campeonato, o catarinense Lucas Vicente e a carioca radicada em Narrabeen Anne dos Santos.
Vocês já fizeram alguma queda por aí, né? O que acharam da onda?
Anne: Cheguei faz três dias e tenho surfado todos os dias desde então. Estou adorando a onda, é uma esquerda muito longa, ótima para as minha manobras de friontside.
Lucas: Fiz várias sessions, a onda é incrível, sessão de manobra, tubo, aéreo… Parece aquela onda que você desenha no caderno da escola! Tô apaixonado! Hoje rolou o Rip Curl Pro Raglan e colocaram a gente para competir também, para vermos como funciona a onda e para montar o seeding. Consegui fazer um 7 e um 9,5, tô amarradão!
Vocês conhecem alguns de seus adversários no campeonato? Têm ideia do que esperar?
Anne: Já conheci todas as meninas, a gente tá ficando todas na mesma casa e já fizemos várias quedas juntas. É um nível muito alto, elas são muito boas. Mas vou dar o meu melhor pra, quem sabe, ser a campeã.
Lucas: Conheço sim, competi com eles em alguns outros campeonatos. Porém estou pensado bateria por bateria. Quero dar meu melhor independente de contra quem for.
E para além do resultado aí, quais são seus planos para o restante do ano?
Anne: Depois daqui eu vou para Brasil, correr o circuito Pro Junior e algumas etapas do QS. Meu objetivo é me qualificar para a final mundial do Pro Junior.
Lucas: Quero ser campeão aqui! E aí, me classificar para as etapas 6.000 e 10.000 do QS e para a final do Mundial Pro Junior.
Confira abaixo os melhores momentos do primeiro dia de competição no Raglan Pro. A final do Grom Search deve ir para a água no domingo da Nova Zelândia, começo da noite de sábado no horário brasileiro.
Classificados para o Rip Curl Grom Search Final 2018:
Brasil: Lucas Vicente e Anne dos Santos
Austrália: Finn Hill e Piper Harrison
Europa: Guilherme Ribeiro (Portugal) e Emma Dubes (França)
Estados Unidos: Cole Houshmand e Keale Tomoda-Bannert
Nova Zelândia: Caleb Cutmore e Saffi Vette
Indonésia: Kona Eru e Taina Izquierda
Convidados internacionais: Xavier Huxtable e Kirra-Belle Olsson
Convidados locais: a ser divulgado.