[vimeo 165803672 w=700 h=400]
A primeira edição do Rio Photo Festival terminou faz três semanas, e vale a pena conferir as fotos finalistas (no vídeo acima) e vencedoras (nas galerias abaixo) do evento, que foi encerrado com festa e premiação dos campeões na sede do Comprancha, no Rio de Janeiro, RJ.
As cinco melhores fotos de cada categoria foram impressas em diversos tamanhos e expostas e nem mesmo a falta momentânea de luz desanimou os organizadores e participantes. Foram cerca de oitenta fotos inscritas no total e os vencedores tiveram prêmios como dois mil reais para o fotógrafo e uma prancha Sérgio Filho para o surfista e ainda uma Gopro Hero 4 Silver para os vencedores da categoria específica da marca. “Primeiramente, fiquei muito feliz em ver a galera amarradona do evento de premiação. Foi uma sensação muito gratificante ver que algo que criamos dando certo e sendo aprovado por todos. Além disso, no momento em que vivemos, foi bacana fugir um pouco do “virtual”, aproximando fotógrafos e surfistas de forma real, expondo as fotos de forma palpável”, conta Pedro Fortes, um dos organizadores.
O Rio Photo Festival movimentou o cenário da fotografia de surf na cidade durante os dezenove dias em que a janela esteve aberta. O período do concurso foi finalizado com um dia épico em Itacoatiara e surfistas experientes como Eric de Souza, Caio Vaz, Marcelo Trekinho fizeram a alegria dos que foram em busca da imagem perfeita.
As fotos inscritas foram numeradas e enviadas no anonimato para os juízes como Bruninho Santos, Sebastian Rojas e Tatiana Weston-Webb nas Categorias Dentro e Fora D´água. O concurso ainda contou com a Categoria GoPro, como uma forma de incentivar os usuários da compacta e teve Marina Werneck como uma das juízas.
A premiação foi iniciada com a Categoria GoPro e Felipe Schueler, da Click Action, foi o vencedor, levando pra casa uma Gopro Hero 4 Silver como prêmio: “Gostaria de dar os parabéns a todos pela iniciativa, empenho e trabalho realizado. Foi muito legal poder participar deste evento, onde pude não só colocar minha técnica à prova, mas também conhecer e estabelecer novos laços de amizade”, diz o fotógrafo.
Dentre os ganhadores, Fábio Minduim apostou numa imagem mais aberta do Shock de fora d’água, em Itacoatiara, para mostrar como funciona a tão temida onda de Niterói. Para finalizar, Fellipe Ditadi levou o prêmio da categoria Dentro D´água praticamente em unanimidade, com a foto do longboarder Caio Teixeira: “O evento todo foi alucinante, alto nível nas fotografias apresentadas, mostrando a união dos fotógrafos e surfistas. Fiquei muito feliz com a vitória, principalmente por ter sido uma foto fora dos padrões geralmente vistos em revistas e anúncios de surf. Acho que esse detalhe foi muito importante para a cena do surf atual”, desabafa o Ditadi.
Fotógrafos e surfistas aguardam com ansiedade a próxima edição!
Confira o resultado:
. Categoria Fora D´água
1º Lugar: Fabio Minduim/ Surfista: Marcelo Trekinho
2 º Lugar: Michelle Gamarra/ Surfista: Evelin Neves
3 º Lugar: Vitor Marigo/ Surfista: Bernardo Bordovsky
4 º Lugar: Gustavo Lorenzo/ Surfista: Jompa
5 º Lugar: Guilherme Pirá Carvalho/ Surfista: Luiz Bragança
. Categoria Dentro D´água
1 º Lugar: Fellipe Ditadi/ Surfista: Caio Teixeira
2 º Lugar: Carlos Chaves/ Surfista: João Jacques
3 º Lugar: Manoel Campos/ Surfista: Leandro Bastos
4 º Lugar: Gabriel Reis/ Surfista: Gabriel Pastori
5 º Lugar: André Portugal/ Surfista: Marcelo Trekinho
GoPro:
1 º Lugar: Felipe Schueler / Surfista: Pedro Schuch
2 º Lugar: Pedro Solla / Surfista: Marcelo Trekinho
3 º Lugar: Marinho Santiago / Surfista: João Marinho
4 º Lugar: Fernando Amorim / Surfista: Caio Vaz
5 º Lugar: Henrique Porto / Surfista: Rodrigo Chini
Clique aqui e veja as fotos do dia da premiação do evento.
Agradecimentos: Comprancha, Blu-x, GoPro, Barracão de Imagens, Sérgio Filho Surfboards, Miller, Escola de Imagem, Brisa Drinks, Revista Hardcore