Já imaginou disputar um título com um temido campeão mundial que adora uma “treta” e ser xingado sem conseguir entender nada do que ele fala? O surfista baiano Marcelo Alves passou por essa situação e se recorda com muito humor da discussão com o havaiano Sunny Garcia, ocorrida na final do Mundial Master da Internacional Surfing Association (ISA), em 2013, no Equador. A entrevista foi publicada no quadro “Resenha do Papah”, no canal do jornalista baiano Ader Oliveira.
Campeão do mundo em 2000 e marcado também por diversas polêmicas na carreira, como brigas em campeonatos de surfe e até uma prisão por sonegação de impostos nos Estados Unidos, Sunny tentou intimidar o tímido Marcelo, mas não conseguiu. O havaiano até dominou a finalíssima, mas também queria ajudar o conterrâneo Love Hodel a ser o vice-campeão, obtendo mais pontos para a equipe do Havaí no campeonato.
Natural de Ilhéus, Marcelo Alves competiu com “sangue no olho” em sua primeira e única viagem internacional até hoje. A treta não deu certo porque o baiano vivia um sonho e não pensou duas vezes na hora de bater de frente com o badalado Sunny Garcia, a grande estrela da competição. Sem entender absolutamente nada de Inglês, Marcelo só tentava devolver os insultos de Sunny do jeito que entendia: “Ele pegava uma onda e começava a me xingar, aí eu dizia ´fuck you now´ também pra ele” (risos). “Foi a maior confusão. No fim, ele saiu da água me xingando. Eu não entendia nada, então também não estava nem aí!”, lembra Marcelo Alves.
+ Lucas Silveira vence o Hang Loose Pro Contest 2023
O surfista ilheense acabou conquistando a medalha de prata, deixando o outro havaiano (Love Hodel) em terceiro lugar. De cabeça fria e com a medalha de ouro já garantida, Sunny Garcia encontrou Marcelo no exame antidoping e o cumprimentou, mostrando que a rivalidade havia ficado na água.
Assista ao episódio:
Tentativa de suicídio – Em abril de 2019, Sunny Garcia chocou a comunidade mundial do surfe com uma tentativa de suicídio. Ele foi encontrado inconsciente em sua casa e levado para um hospital na cidade de Portland, nos Estados Unidos. O havaiano lutava contra a depressão havia pelo menos cinco anos.
A primeira e única manifestação da família até hoje ocorreu quatro meses depois. As informações foram que o surfista estava passando por uma série de terapias e falando as primeiras palavras desde o ocorrido.
+ MEO Rip Curl Pro Portugal divulga baterias
“Estamos encarando um dia de cada vez e comemorando cada pequeno triunfo. Sunny é um guerreiro e luta todos os dias para ficar melhor e mais forte. Ele disse algumas palavras e agora está em terapia diária – terapia física, de fala e ocupacional. A família agradece seu apoio contínuo a Sunny enquanto ele continua a se curar. Será uma maratona, não uma corrida, mas trabalhamos todos os dias para garantir que ele esteja cercado de amor”, disse a família, na época, por nota oficial.
Desde então não se tem mais notícias do lendário campeão mundial, que atualmente tem 52 anos.