O principal consultor de coronavírus do Japão disse nessa sexta-feira, 18/6, que organizar os Jogos Olímpicos de Tóquio sem espectadores é “desejável”, pois seria a opção de menor risco em plena pandemia.
Shigeru Omi, um especialista em doenças infecciosas que lidera o subcomitê governamental de coronavírus, e outros especialistas, pediram que o limite para o número de espectadores nos Jogos fosse mais estrito do que o limite superior em vigor atualmente para eventos de grande escala no Japão, após enviar um relatório contendo um conjunto de propostas ao comitê organizador olímpico.
Leia também:
+ Guia das Olimpíadas – Tudo sobre o surf
+ Guia das Olimpíadas – Tudo sobre o skate
+ Guia das Olimpíadas – Tudo sobre a escalada
A apresentação veio um dia depois que o primeiro-ministro Yoshihide Suga decidiu encerrar o estado de emergência de Covid-19 em Tóquio e outras oito prefeituras em 20 de junho.
O principal conselheiro da Covid-19 do Japão diz que realizar as Olimpíadas sem espectadores é “desejável”.
Okyo e seis outras prefeituras então passarão para um quase estado de emergência até 11 de julho, exceto para Okayama e Hiroshima, onde as situações melhoraram o suficiente para não exigir a designação.
Okinawa permanecerá sob o atual estado de emergência até 11 de julho, já que os hospitais da prefeitura ainda estão sob pressão de pacientes com Covid-19.
Em uma mesa redonda Tóquio 2020 na sexta-feira, o presidente do comitê organizador, Seiko Hashimoto, disse: “Ontem, o primeiro-ministro fez um anúncio incluindo o levantamento do estado de emergência e a política básica do governo para a realização de eventos a partir de agora. Como já dissemos, os Jogos de Tóquio serão administrados de acordo com essas políticas governamentais.”
Ela acrescentou: “Hoje cedo, o presidente Omi nos deu sua opinião sobre o risco de uma nova infecção por coronavírus nos Jogos. Com base na proposta do presidente Omi, gostaria que você discutisse ativamente como obter ‘segurança e proteção’ do ponto de vista do especialista de vista.”
Omi e outros especialistas falarão em uma coletiva de imprensa na sexta-feira para explicar o conteúdo e o raciocínio por trás do relatório.
Conselhos aos espectadores
Especialistas e autoridades também disseram na sexta-feira que, na medida do possível, qualquer espectador nos Jogos deve ir direto para os locais e, em seguida, direto para casa após assistir aos eventos.
Hidemasa Nakamura, o Oficial de Entrega dos Jogos de Tóquio 2020, alertou contra as comemorações envolvendo álcool nas ruas em meio à pandemia, dizendo que “beber ou dar uma festa na rua não é apenas um incômodo público, mas é um evento muito negativo de perspectiva de infecção também.”
Dentro dos locais, Nakamura exortou os espectadores a “por favor, mantenham uma distância segura de todos, exceto de seus familiares, e nenhum grupo beba e coma no local”.
“Então, se você está comendo, precisa comer sozinho ou pelo menos ficar na mesma direção que seus amigos e familiares”, acrescentou Nakamura.
* Com informações da CNN