Chamado de tubarão de bolso americano, o animal possui órgão que emite luz e preenche a maior parte de seu corpo.
Por Redação HC
Uma raríssima espécie de tubarão que brilha no escuro foi recentemente descoberta por cientistas da Universidade de Tulane, EUA. O animal usa seu brilho para atrair suas presas e devorá-las.
A nova espécie foi observada pela primeira vez no Golfo do México, localizado entre o litoral dos EUA, México e Cuba. O tubarão tem algumas características em comum com outra espécie, o tubarão de bolso, capturado no Oceano Pacífico Oriental em 1979. Atualmente, esse animal está exposto no Museu Zoológico de São Petersburgo, na Rússia.
Entre as semelhanças estão os fotóforos, órgão biológico que emite luz e cobre a maior parte de seu corpo. Os dois tubarões têm duas pequenas bolsas, uma de cada lado, perto das brânquias – órgão de respiração -, que produz um fluido luminoso. Esse órgão é utilizado para atrair as presas.
A descoberta do tubarão ocorreu quando o pesquisador Mark Grace estava em uma expedição para estudar a alimentação das baleias cachalotes. Segundo o diretor do Instituto de Pesquisa e Biodiversidade de Tulane, Henry Bart, o fato de que apenas um tubarão de bolso já foi relatado no Golfo do México, e que se trata de uma nova espécie, demonstra o quão pouco se sabe sobre o Golfo.
VEJA TAMBÉM:
-FILHOTES DE TUBARÃO DEVORA SEUS IRMÃOS DENTRO DE ÚTERO DA MÃE;ASSISTA
-CORPO DE SURFISTA ARRASTADO POR FORTES ONDAS EM SP É ENCONTRADO NA ILHA DO MONTÃO
-MONSTRO MARINHO RARÍSSIMO É ENCONTRADO NO MÉXICO; VEJA