Neste final de semana, uma raia manta, espécie considerada ameaçada de extinção, foi vista em Laguna, no litoral sul de Santa Catarina. Informações sobre a extinção do animal, que é uma das maiores espécies do mundo, foram divulgadas pelo Projeto Franca Austral. Além da raia, foram vistas também baleias-jubartes e toninhas.
A aparição do animal marinho foi feito no sábado (15), na praia de Itapirubá, e segundo a diretora do projeto, Karina Groch, as baleias foram vistas no mesmo local, no domingo (16).
A raia manta é da espécie Mobula birostris, e pode atingir 8 metros de uma asa a outra, podendo pesar até 2 toneladas. Esta foi a primeira vez que o projeto Franca Austral avistou esse animal pelo litoral catarinense.
+ Quatro praias brasileiras com água gelada (até no verão)
+ Sete praias para você aprender a surfar
As baleias-jubartes, de nome científico Megaptera novaeangliae, já haviam sido avistadas anteriormente pelas redondezas, de acordo com o projeto. Uma vez em Florianópolis, na Praia do Campeche, e outra também em Laguna, na Praia do Mar Grosso.
De acordo com Karina Groch, essa espécie de baleias migram para o litoral brasileiro para com a intenção de se reproduzir. Mas, comumente se concentram mais no Sul da Bahia e Norte do Espírito Santo. As jubartes saíram da lista de ameaçadas de extinção, por conta do seu aumento populacional, elas estão aparecendo com mais frequência em outros pontos do litoral brasileiro, contou a diretora do projeto.
Outra espécie que está ameaçada de extinção são os golfinhos toninhas, de nome científico Pontoporia blainvillei, que também apareceram neste final de semana de acordo com o projeto Franca Austral. Esses animais marinhos são os menores da sua espécie encontrados na costa brasileira.
O projeto é patrocinado pela Petrobras e a diretora de pesquisas contou que, registro dos animais marinhos é super importante e pode ajudar nos esforços de conversação realizados por pesquisadores.
Ver essa foto no Instagram