Publicidade:

R.I.P Mano Ziul

Faleceu o niteroiense Mano Ziul, brasileiros autoridade mundal em gestão e sistema de julgamentos e um dos mais respeitados pelas suas inovações em tecnologia no surf.

Hoje o surf mundial perdeu um dos seus gigantes! Descansa em paz Mano Ziul, meu amigo, irmão, mestre e parceiro de uma vida inteira no surf.

Não tenho palavras para expressar o tamanho dessa perda. O que eu posso dizer e garantir é que o surf competição se separa entre antes e depois de Mano. OBRIGADO por tudo meu querido, vais fazer uma tremenda falta. Te amo cara,” escreveu Klaus Kaiser em sua página do Facebook, nessa quarta-feira, 15/6.

>>> Sino conta a verdadeira história de Gabriel Medina

Ainda não sabemos qual a causa da morte; sabemos, no entanto, é que há alguns anos ele foi acometido por um tumor no cérebro e estava com a saúde debilitada.

“O mago” 

Ziul, que trabalhava há décadas na cúpula do surf internacional, foi o responsável pelo site oficial do Circuito Mundial da WSL. Em meados dos anos 1980, ele criou e desenvolveu um programa pioneiro de transmissão e divulgação de notas nas baterias.

>>> Gabriel Medina e Desert Point: tentamos entender a polêmica

Ele era cria de Itacoatiara e competia nos circuitos da Associação de Surf de Niterói (ASN) e em outros no Rio de Janeiro, e durante essa época percebeu a dificuldade que era o processamento das notas durante as baterias.

Segundo essa matéria publicada no site surfistadealma.com.br, Alves conta que propôs ao Mano Ziul a criação de “alguma coisa” para tornar a apuração mais rápida. Nas palavras do Alves a ASN foi o laboratório para tudo que Mano Ziul criou.

Abaixo você assiste a Zil e mais alguns cascas-grossas que foram fundamentais para o desenvolvimento do surf no mundo:

Então em 1982 ele e o seu amigo Celso Alves (que são sócios fundadores da Beach Byte Processamento de Dados Ltda), decidiram desenvolver um sistema para tornar mais ágil o somatório e a divulgação dos resultados.

Por essa e muito mais contribuições, Ziul – “o Mago” – revolucionou o surf competição no Brasil e no mundo.

Descanse em paz, Mano.

Hardcore deseja força para família e os amigos.

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias