24.7 C
Suva
sexta-feira, 22 novembro, 2024
24.7 C
Suva
sexta-feira, 22 novembro, 2024

Quem é Michael February?

O anúncio da aposentadoria de Mick Fanning foi uma notícia meio triste para a maioria das pessoas que acompanha o surf competitivo. Menos para um sujeito, que certamente comemorou bastante.

Michael February era o primeiro alternate da lista e se tornará membro integral dos top 34 a partir da terceira etapa do tour, quando Fanning efetivamente se retirará das competições. Mas quem é Michael February?

O mais novo rookie do WT tem 24 anos e é o primeiro surfista negro a representar a África do Sul no circuito. Dono de um estilo inconfundível em cima da prancha – algo como um Rob Machado regular – e de todo o mais moderno arsenal de manobras aéreas, February buscava seu lugar ao sol no mundo das competições já há algum tempo, uma clássica história de um surfista do QS.

Veja também: Gabriel Medina treinando solto na Gold Coast

Seu grande momento no ano passado e possivelmente a hora da virada de sua carreira foi uma sequência de quatro eventos na África do Sul. Entre o final de março e o começo de junho, Mikey, como é chamado, venceu três etapas do QS em sua terra natal, em Port Elizabeth, Durban e Western Cape. Todas elas tinha pontuações baixas, mas contribuíram para que ele chegasse com confiança – e já nos radares – à etapa de 10 mil pontos de Ballito.

Lá, February fez seu melhor resultado no ano, chegando até as semifinais – quando foi derrotado pelo seu conterrâneo e eventual campeão do evento, Jordy Smith.

O ano se desenrolou relativamente bem desde então, mas ainda faltava um resultado. Ele chegou à etapa de Sunset da Tríplice Coroa precisando de um 13º lugar para cravar seu nome na elite. Acabou em 17º, apenas uma bateria a menos que o necessário – história muito parecida com a de Ian Gouveia em Pipe.

E assim como fez com Ian, o acaso eventualmente jogou em favor do sul-africano. Ele começará no WT com dois resultados a menos que seus adversários, entretanto, como se já tivesse seus dois descartes e não pudesse mais vacilar. Como todo regular, será favorecido pela nova configuração do tour. Mas de qualquer forma, terá um ano de tudo ou nada para mostrar que tem surf para surfar as melhores ondas ao lado dos melhores surfistas do mundo.

February deverá tirar proveito da esmagadora maioria de direitas no circuito (Quiksilver/Divulgação)
O primeiro surfista negro a África do Sul a entrar na elite do surf competitivo (Steve Sherman/WSL)

Veja também: Mick Fanning anuncia aposentadoria

Crédito da foto de capa: Kelly Cestari/WSL

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias