A fábrica da Pukas – a maior fábrica de pranchas da Europa e uma das maiores do mundo – foi alvo de um incêndio de grandes proporções no começo desta semana em San Sebastian, na Espanha. Após mais de 5 horas em chamas, a equipe de bombeiros conseguiu parar o fogo e salvar uma parte da fábrica.
“A boa notícia é que todos estão seguros. O incêndio pode ter levado uma grande parte do nosso trabalho e do nosso coração, mas estamos de pé e prontos para crescer”, escreveu a empresa em um comunicado nas redes sociais.
O incêndio teve início por volta das 13 horas da segunda-feira, e só terminou às 18h30, muito dificultado devido ao fato de muitos dos produtos armazenados (resina e outros) serem agentes inflamáveis de combustão rápida. Seis bombeiros ainda tiveram de ser levados de ambulância ao hospital, desmaiados devido à inalação da fumaça. Já a fábrica, que foi inaugurada em 1988 e que chega a produzir mais de 9 mil pranchas por ano, teve estragos significativos, embora ainda não seja possível quantificar o valor das perdas.
A causa do fogo ainda não foi descoberta ou divulgada, e felizmente nenhum funcionário ficou ferido.