21.7 C
Suva
sexta-feira, 27 setembro, 2024
21.7 C
Suva
sexta-feira, 27 setembro, 2024

Proprietário de casa em Sunset Beach é processado após mar levar parte do imóvel

O estado do Havaí está processando o proprietário de uma casa do North Shore de Oahu, após partes de seu imóvel à beira-mar terem sido levadas pelo oceano no início desta semana. Um vídeo do incidente começou a circular nas redes sociais na última terça-feira (24), mostrando as fortes ondas em Sunset Beach destruindo seções da residência e carregando os destroços para o mar (veja o vídeo abaixo). Diante da situação, o procurador-geral do estado entrou com um pedido de liminar e está buscando uma ordem de restrição temporária para obter acesso à propriedade. O objetivo inicial é remover qualquer outra parte da casa ou propriedade que esteja em risco de sofrer mais danos causados pela erosão.

Quando os relatos da destruição chegaram ao Escritório de Conservação e Terras Costeiras (DLNR) do Havaí, agentes foram enviados à residência, localizada próxima à Ke Nui Road. Ao chegarem ao local, constataram que partes da propriedade haviam sido construídas em terras pertencentes ao estado. De acordo com a denúncia apresentada, em 24 de setembro de 2024, “grandes pedaços de cimento, madeira, vidro, componentes elétricos, barras de ferro, tecido geotêxtil e outros materiais sólidos não identificados cobriam a terra do estado, entre a linha de limite da propriedade e o oceano.” Além disso, uma quantidade desconhecida de detritos da casa já havia sido levada pelas ondas.

+ Categorias Masters do circuito estreiam no BC Surf Festival 2024

Este não é o primeiro confronto entre o proprietário, Josh VanEmmerik, e o estado do Havaí. Anteriormente, VanEmmerik já havia sido multado por construir “medidas de controle de erosão não autorizadas” na praia. Em 2022, ele criou uma barreira de concreto sob sua casa, na tentativa de conter a erosão. O estado impôs uma multa de $15.000 por dia até que ele removesse a estrutura, já que o concreto havia sido despejado em terras públicas. No final de 2023, VanEmmerik recebeu outra multa, desta vez de $77.000, ao instalar sacos de areia de polipropileno sobre estruturas de controle de erosão já existentes, e posteriormente cobri-los com concreto e pedras.

Danica Swenson, procuradora-geral adjunta, destacou os riscos de construir tão próximo à costa: “Proprietários de terras privadas assumem um risco quando permitem que estruturas fiquem tão próximas da linha da maré. Agora, o povo do Havaí enfrenta as consequências da falha desses proprietários em prestar atenção aos sinais de alerta de erosão que o oceano tem dado.”

Com a erosão costeira sendo uma questão crítica para o estado do Havaí, o caso levanta preocupações sobre o impacto das construções próximas às praias e a necessidade de uma maior regulação para proteger tanto o meio ambiente quanto as propriedades. O estado busca agora a remoção de todos os materiais perigosos restantes e a restauração do terreno público.

Fonte: The Inertia

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias