22.7 C
Suva
sexta-feira, 13 setembro, 2024
22.7 C
Suva
sexta-feira, 13 setembro, 2024

Promessa indonésia de 16 anos quebra o fêmur surfando Padang Padang

Em meados de agosto, Ifran Saeppu, natural do arquipélago Mentawai, Indonésia, de 16 anos, sofreu um grave acidente enquanto surfava em Padang Padang. Ifran, que já havia se aventurado inúmeras vezes nos tubos da famosa onda balinesa, enfrentou um momento crítico ao ser atingido pelo pesado lip da onda, resultando em uma fratura de fêmur em dois locais distintos.

Ifran é uma presença constante no Kandui Resort, localizado nas ilhas Mentawai. Ele vem de uma vila próxima chamada Pei Pei, onde conheceu seu melhor amigo, Dylan Wilcoxen, conhecido como “All Day Dylan”. Os dois se encontraram pela primeira vez na terceira série da escola primária de Pei Pei e, desde então, tornaram-se inseparáveis. Dylan, que mora em Kandui e se destaca pela habilidade nas ondas, também está emergindo como um dos jovens promissores da Indonésia.

+ Laura Raupp e Sunny Pires vencem etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe em São Sebastião

“Ifran e Dylan se conheceram na terceira série da Escola Primária de Pei Pei, e eles têm sido inseparáveis desde então“, escreveu o Kandui Resort em um comunicado. “Ifran começou a passar mais tempo com Dylan, que rapidamente percebeu que Ifran era um dos melhores surfistas que já surgiram nas Mentawai, e sua comunidade tem muito orgulho dele.”

Ifran sonha em se tornar um surfista profissional ao lado de seu melhor amigo. Para ajudá-lo a alcançar esse sonho, o pai de Dylan, Ray, permitiu que o jovem passasse mais tempo no Kandui Resort, onde começou a estudar em casa e a surfar nas ondas locais, como 4Bobs. Além disso, no último ano, Ifran participou do Circuito de Competições da Indonésia de 2024, que incluiu etapas em Krui, Nias, Bali e outras localidades.

Com a ajuda de Ray, Dylan, Kandui, sua família e a vila de Pei Pei, tem sido uma experiência incrível para alguém sem recursos financeiros ter a oportunidade de representar sua vila em Mentawai e lutar para se tornar o primeiro surfista profissional do arquipélago“, afirmou o resort.

No entanto, a fratura do fêmur de Ifran representou um grande obstáculo em seus sonhos. O fêmur, sendo o maior osso do corpo humano, foi quebrado em dois locais diferentes, o que exigiu uma cirurgia de emergência para estabilizá-lo. Ainda assim, o caminho para a recuperação de Ifran é longo.

Ele tem um longo caminho de recuperação, que inclui a cirurgia de emergência inicial, meses de fisioterapia e uma segunda cirurgia para remover a placa e os parafusos que estão mantendo sua perna no lugar“, informou o Kandui Resort, que promoveu uma campanha no GoFundMe de Ifran para levantar recursos e apoio suficiente para que o jovem surfista possa ter o melhor tratamento, fisioterapia e cirurgiões, garantindo que a continuidade de sonho de se tornar o primeiro surfista profissional do Mentawai.

A lesão já custou a Ifran cerca de 10 mil dólares. Em outubro, ele passará pela segunda cirurgia para remover as placas e parafusos, com um custo estimado de mais 5 mil dólares. A fisioterapia e as despesas de subsistência durante sua recuperação somarão cerca de outros 5 mil dólares, elevando o total estimado para 20 mil dólares — uma quantia significativa para um adolescente de uma pequena vila.

Felizmente, a campanha de crowdfunding já atingiu a mata estipulada de 20 mol dólares, recebendo até o momento 231 doações. Para contribuir com a recuperação de Ifran, você pode fazer uma doação aqui.

Veja o momento do acidente:

Fonte: The Inertia

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias