O lendário shaper e big rider californiano Gary Linden anunciou a criação de um novo circuito mundial de surf em ondas grandes: o Big Wave Alliance. Conhecido como o idealizador do Big Wave World Tour original, Linden agora direciona seu foco para com um novo conceito colaborativo que visa transformar o circuito de competições de ondas grandes no cenário global.
A ideia da Big Wave Alliance é estabelecer uma confederação de eventos de ondas grandes ao redor do mundo, em vez de uma liga unificada e centralizada. A proposta é simples e ousada: conectar diferentes competições independentes e criar um campeonato mundial para coroar os campeões das ondas grandes. Cada evento participante, como o Thriller at Killers, lançado recentemente em Todos Santos, no México, manterá sua independência, mas os vencedores dessas competições ganharão uma vaga em um evento final que decidirá o título mundial.
“Este é um conceito de competição baseado na colaboração”, explica Linden. “O surfe de ondas grandes precisa de uma plataforma, precisamos ser capazes de coroar um campeão mundial, e minha esperança é que possamos fazer isso com a Big Wave Alliance”.
CBSurf Big Wave Mormaii: A Participação do Brasil
O Brasil não ficará de fora dessa nova era do surfe de ondas grandes. Segundo Linden, o CBSurf Big Wave Mormaii será parte integrante dessa aliança global. Conhecido por suas condições desafiadoras e por reunir alguns dos maiores talentos do surfe nacional, o CBSurf Big Wave Mormaii será um dos eventos qualificatórios, com os vencedores sendo automaticamente classificados para o evento final que definirá o campeão mundial.
Para Linden, a diversidade de locais e competições ao redor do mundo é um dos pontos fortes dessa nova iniciativa. Além do Brasil, o circuito já conta com eventos icônicos como o Nazare Big Wave Journey em Portugal, o Punta Galea Challenge no País Basco e o La Vaca Gigante na Espanha.
Um dos diferenciais do campeonato mundial planejado por Linden é a flexibilidade e respeito às tradições locais. Cada competição manterá suas particularidades, com formatos e critérios próprios para selecionar os campeões, preservando a autenticidade de cada evento. O campeonato final, que será realizado em locais rotativos, reunirá os melhores surfistas de ondas grandes do mundo, com semifinais masculinas, uma final masculina e uma final feminina, tudo em poucas horas, aproveitando as melhores condições possíveis de ondas.
+ Competições masculinas abrem CBSurf Taça Brasil 5000 São Chico Pro
Linden destaca que o objetivo é promover as ondas grandes e os locais onde elas acontecem, mais do que impor um formato rígido de competição. “Os spots de ondas grandes serão representados por seus campeões individuais, com ênfase nas ondas e nas tradições locais”, explica Linden.
Com o início da temporada de ondas grandes se aproximando, tanto no Atlântico quanto no Pacífico, a Big Wave Alliance já causa grande expectativa entre surfistas e fãs com a promessa de que esse novo circuito impulsione ainda mais o esporte e inspire uma nova geração de surfistas a enfrentar as maiores ondas do planeta.